quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Alter do Chão recebe nova estrutura

Hoje, Alter do Chão é administrada pelo empresário do ramo de hotelaria, José Carlos Zampietro, que não tem medido esforços para oferecer aos moradores melhor qualidade de vida, e aos turistas, um lugar perfeito para viver em harmonia com a natureza.
Mas, nem tudo é festa por aqui. Alter do Chão (localizada a 37 km da área urbana de Santarém), tem problemas estruturais. O microssistema de água, de 50 mil litros, construído há 18 anos para atender 100 famílias, ultrapassou o limite. Atualmente, mais de 600 famílias utilizam a água do reservatório. A preocupação é que com a sobrecarga, o equipamento danifique e os moradores acabem ficando sem o abastecimento de água. A situação contribuiu para um aumento de ligações clandestinas, o que tem dificultado novos investimentos no setor. “Nós estamos tentando sensibilizar os moradores sobre a importância em manter esses serviços pagos em dia, para que possamos fazer com que a água chegue, com abundância e qualidade, nas torneiras”, disse Zampietro.
Outra preocupação do assessor distrital, nomeado pelo prefeito Nélio Aguiar, em janeiro deste ano, é manter Alter do Chão limpa. Embora o carro do lixo execute a coleta todos os dias na área central, na parte periférica o lixo só é recolhido três vezes, semanalmente. Providências já estão sendo tomadas para que o serviço seja feito em todas as ruas, à fim de evitar sujeira e, com isso, a proliferação de insetos e outros animais transmissores de doenças.
A praia, espaço mais disputado pelos turistas, está recebendo tratamento especial, com um ordenamento que visa evitar a atracação de embarcações motorizadas e oferecer mais segurança aos banhistas. De acordo com Zampietro, ainda este ano, Alter do Chão deve ganhar um complexo para agregar todos os serviços de alimentação, inclusive com a parte da manipulação dos alimentos.
O Çairé ganhará um museu, que trará fatos históricos curiosos e surpreendentes da festa. A ideia é prender, cada vez mais, a atenção para o evento que atrai milhares de pessoas todos os anos. Vida saudável tem tudo a ver com Alter do Chão que hoje possui duas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma com atendimento 24 horas. Após o carnaval, será feita reforma numa parte do espaço que está interditado por problemas na estrutura, mas nada que prejudique o atendimento à saúde dos moradores e visitantes do Caribe da Amazônia.
Por: Núbia Pereira.
Fonte: RG 15/O Impacto