segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Praça Monsenhor José Gregório ( Matriz) será reformada...

Através de uma proposição, o Vereador DAYAN SERIQUE( PPS) solicitou do Executivo Municipal uma reforma geral na PRAÇA MONSENHOR JOSÉ GREGÓRIO ( PRAÇA DA MATRIZ) :


Requerimento aprovado e encaminhado para o Executivo:
"REQUEIRO na forma regimental, depois de ouvido o douto Plenário, seja endereçado expediente em atenção do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Santarém Dr. NÉLIO AGUIAR, no sentido de determinar diante dos setores municipais competentes para que sejam efetivados serviços gerais visando uma reformulação e a revitalização da Praça Monsenhor José Gregório  CONHECIDA COMO PRAÇA DA MATRIZ, localizada no bairro Central, que se encontra completamente desprovida dos seguintes serviços públicos, observando a Lei Orgânica do Município em seu Art.7º. Inciso XXII, alínea (d), 

REQUER OS SEGUINTE SERVIÇOS:

ü  A Secretaria Municipal de Agricultura – Divisão de Áreas Verde – Serviços de jardinagem completa da praça e recuperação de sua arborização.
ü  A Secretaria Municipal de Infra-estrutura – A construção de bancos, calçamento ante derrapante, recuperação do correto, lixeira pública e rampas para deficientes e pintura,  bem como colocação de luminária.
ü  Secretaria de Turismo - identificação e histórico da praça.
ü  Secretaria de Transporte - indicando local para estacionamento e proibido estacionar, etc.

O vice prefeito Municipal sensibilizado com a situação da tradicional Praça resolveu o seguinte:

PRAÇA MONSENHOR JOSÉ GREGÓRIO RECEBE PROJETO DE ARBORIZAÇÃO


Até a próxima sexta-feira (24), os trabalhos para o replantio de nove árvores da família das moraceaê, do gênero ficos, devem ser iniciados. A informação foi repassada hoje pelo Prefeito em exercício, José Maria Tapajós, juntamente com o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, durante a visita técnica a Praça Monsenhor José Gregório, popularmente conhecida como Praça da Matriz. 
O trabalho para a arborização na Praça é realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). "Fizemos um estudo detalhado  e as plantas que serão reintroduzidas nestes espaços são da mesma família dos benjaminzeiros que antes existiam aqui”, informou o técnico em pesquisa responsável pelo projeto Reinaldo Pimentel.
 O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, enfatizou a importância deste projeto para o meio ambiente. "A Semap tem vários projetos de arborização para Santarém e estamos com várias frentes de trabalho realizando a manutenção e revitalização das nossas praças. Este projeto foi nos apresentado e pela viabilidade e importância, automaticamente colocamos ele em prática, até porque este é o período adequado para fazer o plantio", afirmou.
As mudas que serão plantadas a partir do dia 24 de fevereiro, receberam todos os cuidados necessários para o crescimento. "Essas árvores serão plantadas aqui com uma estatura de aproximadamente dois metros, ou seja uma idade de quatro anos. Elas já receberam todo o cuidado para crescerem sem nenhuma praga,que foi o que matou os benjaminzeiros existentes e que compunham este belo cartão postal da nossa cidade",  complementou o prefeito em exercício José Maria Tapajós.