sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SEMTRAS ORIENTA EMPRESÁRIOS SOBRE PRESENÇA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CARNAVAL

Ação visa evitar situação de risco e violação de direitos, principalmente no período de Carnaval.
De local em local, a mensagem era transmitida. “É proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos; não é permitido hospedar crianças e adolescentes desacompanhados dos responsáveis; e é proibida a presença em motéis”. Gerentes de bares, hotéis e motéis receberam essas orientações, na manhã da quarta-feira (22), de equipes da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Conselho Tutelar.
A ação é para conscientizar os proprietários e gerentes desses estabelecimentos sobre a presença inadequada de menores de 18 anos e sobre o trabalho infantil. A iniciativa será realizada até a sexta-feira (24).
Neste primeiro dia, o trabalho foi desenvolvido na cidade com visitas a vários locais. Um cartaz com informações e o número do disque 100 para denúncias foi afixado nos estabelecimentos. Os proprietários e gerentes assinaram um documento atestando o conhecimento sobre o assunto. “Uma recomendação onde estão contidos os dois artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente, onde você não pode, de forma nenhuma, vender bebidas alcoólicas e receber crianças em hotéis e motéis”, informou a secretária de Assistência Social Celsa Brito.
A maioria dos donos e gerentes recebeu a ação de forma positiva. “O hotel em si já tem uma prática de influenciar o nosso cliente de que essa prática de trazer menor não acompanhado pelos pais sem a documentação não pode. Essa iniciativa da Semtras é louvável e estamos junto com a Secretaria, de portas abertas e tentando coibir esse crime”, declarou o gerente de hotel Alexandre Prata.
Na quinta-feira (23), o trabalho será desenvolvido em Alter do Chão, e, na sexta-feira (24), no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
 

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Santarém