A implantação do Polo de Construção Naval em Santarém irá gerar renda para a região” relatou Alaércio DrogaMil.

O vereador Alaércio DrogaMil, líder do PRP na Câmara Municipal, usou a tribuna  para falar da implantação de Polo Naval no município.
Alaércio fala que esteve conversando com empresários do ramo de construção naval de Santarém; com o Secretário de Desenvolvimento do Estado (SEDEME) Adan Demachki e com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) Olavo Neves sobre a implantação e criação de um Polo Naval na cidade, que irá gera renda, empregos e aumentara a economia do município.
O município de Santarém só construía embarcações em madeira e os empresários tinham que ir para Belém ou Manaus para produzir embarcações de ferro, o que vinha gerando altas despesas, desperdício da mão de obra e rotatividade de capital dentro da cidade.  “Essa é uma ideia que vem sendo construída entre o setor comercial, ACES, CDL, Sindilojas e empresários, a partir de uma visita feita em Belém” relatou o vereador.
É importante trazer o investimento para Santarém, e o governo do estado, SEDEME e CODEP já mostra interesse nessa implantação no município. O próximo passo vai ser a aglutinação dos parceiros que integrarão o polo, o qual terá como principal objetivo criar emprego e renda para Santarém. Essa iniciativa servirá como um divisor de águas para o município e região que é visto somente como importador de soja e grãos, mesmo tendo vários empresários especialistas em construção naval.
O parlamenta ressalta que hoje a CODEC e a SEDEME assinam um importante protocolo que colabora com a implantação do Polo de Construção Naval em Santarém. A empresa Bertoline na pessoa do seu Irani Bertoline firma o compromisso de construir uma base para a manutenção de embarcações a qual vai atender toda a região.  O investimento chega a 40 milhões de reais que traz para Santarém que fortalece o polo naval e atrairá outros grandes investidos para a região.
Na tarde da última segunda- feira, 06/03, o vereador participou de uma reunião na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) com diretores da casa, CODEC e com Luiz Cláudio (Diretor Comercial e de Distribuição do BASA) para avaliar e encontrar uma solução para atual situação do mercado de Santarém após a forte crise econômica que o país vem atravessando. O Banco da Amazônia tem disponível 300 milhões de reais para investimentos e irá abrir negociações para mais de 3400 inadimplentes para voltarem a investir no mercado local. O setor rural chega a 85% de desconto para suas dívidas.
O vereador também falou da tratativa que o poder legislativo vem sofrendo de alguns secretários do atual governo, alguns não dão soluções para as demandas e muitas das vezes não os atende. A atual secretária da SEMED Marluce Santos de Pinho vem sofrendo críticas severas, a qual segundo o parlamentar não tem seguido o mesmo papel do Prefeito Nélio Aguiar. “Quando o prefeito não pode nos atende no determinado momento ele sempre entra em contato buscando exercer da melhor maneira seu mandato” finalizou Alaércio.
 Assessoria de Imprensa do vereador Alaércio Drogamil