quinta-feira, 27 de abril de 2017

PREFEITURA PREPARA AÇÕES PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PESCA

Ações de proteção ao meio ambiente estão sendo definidas para fazer parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca da Região do Baixo Amazonas. A iniciativa é da Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que realizou o 3º encontro para discutir a iniciativa na manhã desta terça-feira (25), na Ufopa/Campus Amazônia.
Como faz parte do grupo de construção e consolidação de um sistema de co-manejo pesqueiro no Baixo Amazonas, a Semma deve atuar como instituição de conservação e preservação do meio ambiente, ajudando as comunidades a cumprirem os acordos de pesca e orientando para a prática legal na região.
De acordo com a pesquisadora da Sapopema, Wandicleia Lopes, cada instituição apresentou nesta terça-feira (25) suas primeiras intervenções para a consolidação do plano que tem previsão para ser concluído em maio deste ano.  “Hoje fizemos a socialização de atividades sobre o que cada grupo já realizou, observando os avanços alcançados e, a partir daqui, vamos firmar previsões para novas intervenções”, informou.
A ideia do plano é apresentar uma proposta aos governos e demais instituições quanto ao potencial que a pesca na região do Baixo Amazonas possui.
O plano também conta com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas (Mopebam), Colônia de Pescadores Z-20, IBAMA, INCRA, Câmara dos Vereadores de Santarém e secretarias municipais de meio ambiente das cidades do Baixo Amazonas.
Ao todo, estão envolvidas no Plano, 11 cidades do Oeste do Estado que são: Santarém, Monte Alegre, Prainha, Almeirim, Juruti, Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Alenquer e Curuá.
 

assessoria Semma