quinta-feira, 27 de abril de 2017

Seminário de Desenvolvimento Regional reúne economistas em Santarém

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), economista por formação, durante o seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (26), falou do seminário e convidou os parlamentares e as pessoas presentes na galeria da Câmara de Vereadores, a prestigiaram o evento, que encerra na sexta-feira (28). Ele lembrou que a realização do evento só foi possível graças ao empenho de um grupo de economistas que decidiu promover um amplo debate acerca de temas relacionados à economia brasileira, por meio de mesas-redondas e palestras com especialistas da área. “O seminário foi idealizado pela primeira geração de economistas formados em Santarém e o objetivo é promover um amplo debate sobre as propostas para o fortalecimento da nossa economia, diante de um cenário de crise que ronda o nosso país”, disse Matias Jr.
Durante a programação haverá o lançamento do Barômetro da Sustentabilidade da Região de Integração do Baixo Amazonas. A conferência de abertura abordará os cenários para a economia brasileira e paraense com palestras proferida pelo Professor-Dr. José Eduardo Monteiro da Costa, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).
Segundo Cassiano Ribeiro, membro da comissão organizadora, no dia 28, haverá mesas de debates sobre linhas de financiamento, taxas reduzidas para o FNO, microcrédito, economia solidária e a importância dos setores produtivos para o desenvolvimento da economia do Oeste do Pará. “Teremos a participação de vários especialistas e autoridades do setor que vão falar de assuntos voltados para a economia brasileira”, pontuou Cassiano, que será um dos palestrantes e vai falar sobre balanço das estratégias de desenvolvimento para a Amazônia, em particular para o Oeste do Pará.
O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Júlio Miragaya, também tem presença confirmada no seminário. Ele palestrará sobre o papel do sistema Cofecon frente ao cenário de crise.
Também estão confirmadas as presenças de Olavo Neves, presidente da Codec; Roberto Branco, presidente da Aces; Airton Faleiro, deputado estadual; Nélio Aguiar, prefeito de Santarém; José Lima, delegado do Corecon/PA; Raimunda Monteiro, reitora da Ufopa.
Ao final, todos os estudantes e profissionais que se inscreveram receberão certificados de participação.

Fonte: RG 15/O Impacto e Marcos Santos