segunda-feira, 22 de maio de 2017

CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL ENCERRA COM BLITZ DE CONSCIENTIZAÇÃO

A campanha “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Não desvie o olhar. Denuncie” encerrou na quinta-feira (18), data em que se celebra o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A última atividade da campanha foi uma blitz de orientação a condutores de veículos no semáforo da Avenida Sérgio Henn, esquina com a Avenida Anysio Chaves. A ação é realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
O Creas recebe os casos de pessoas vindas de forma espontânea ou encaminhadas por outros órgãos que pertencem à rede de garantia de direitos, como a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. De 2016 até agora, 24 casos foram registrados no órgão municipal. Esses casos recebem atendimento psicossocial, pedagógico e jurídico. “Sabemos que os outros órgãos têm um índice bem maior. Na Delegacia da Criança e do Adolescente existem 332 casos notificados. O protocolo que vamos formar a nível de município é para o melhor funcionamento desse fluxo. Ou seja: entrou na delegacia, entrou no Judiciário, que esses casos sejam encaminhados ao Creas municipal para que possamos fazer o acompanhamento da família e da criança”, declarou a coordenadora do Creas municipal Nilce Lisboa.
A campanha iniciou no dia 8 de maio, com rodas de conversa nas escolas públicas e privadas. No dia 16, uma blitz com a Polícia Rodoviária Federal foi feita na BR-163 para chamar a atenção dos condutores que passavam pela estrada. Na quarta-feira (17), foi realizado o 1º Seminário Social de Fortalecimento da Rede de Serviços que Atende Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso e Exploração.
Apesar de a campanha ter encerrado, o trabalho de orientações irá continuar por todo o ano.
Para denunciar, use o disque 100 ou ligue para o Creas municipal no número 3522-1866.
 

 Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santarém