quinta-feira, 11 de maio de 2017

ENCERRAMENTO DA I MOSTRA DE PINTURA JOÃO FONA É MARCADO POR ENTREGA DOS INCENTIVOS E CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES

Noite festiva  no encerramento da 1ª Mostra de Pintura João Fona, data alusiva ao dia do artista plástico. A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) novamente cumpriu a atividade voltada a política pública cultural, e desta vez ao segmento da arte plástica. Organizada no propósito de provocar artistas plásticos do segmento da pintura a criar quadros e obras especificas ao evento. A ação ocorreu nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF) que contou com a participação de 12 artistas, e teve várias etapas até chegar ao grandioso momento da entrega dos incentivos e certificados aos participantes.
Segundo a coordenadora do evento e administradora da Casa da Cultura, Dina Carvalho, a Mostra foi concluída com total transparência. “Criamos o regulamento, nas etapas, inscrições, seleção dos artistas, sorteio dos temas (cinema, dança, escultura, literatura, música, pintura e teatro), a entrega dos kits de pintura aos selecionados, entrega das obras, avaliação das obras por cinco jurados e concluímos com a entrega dos incentivos e certificados”, destacou.
O representante da Prefeitura de Santarém na cerimônia, o vice-prefeito, José Maria Tapajós enfatizou a grande a satisfação de ver e participar do evento. “Principalmente com a participação dos jovens, o que incentiva a descoberta de talentos. Oportunidade da descoberta à arte da pintura e no destaque as obras a nossa cultura. Até porque o município, o povo que desconhece e não resguarda a sua própria cultura não tem o que contar. E vemos isso em nosso secretário de cultura, Luis Alberto Figueira do esforço em valorizar a arte plástica e demais segmentos e com todo o nosso apoio, quanto executivo”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Antônio Rocha, parabenizou os artistas,  e enfatizou que são pessoas abençoadas por Deus, por ter concedido a criatividade a arte plástica. “Reforço que o Legislativo sempre está aberto ao diálogo, o que inclui os artistas, nós também estamos no apoio e felicitações pela data”, disse.
O Primeiro colocado na Mostra, o Franciney Farias Batista, no tema música, na técnica acrílico sobre tela e intitulou a obra Terra de Cantos e Encantos, na imagem o destaque ao violonista santareno, Sebastião Tapajós. “Nossa estou emocionado é a primeira vez que participo de Mostra de Pintura e concorri com artistas plásticos maravilhosos. Agradeço imensamente o governo municipal, o excelente apoio da Secretaria Municipal de Cultura a nos dar essa oportunidade que vai além do incentivo, porque a nossa cultura merece”, enalteceu o artista.
A programação  da Mostra foi concluída, no entanto a exposição das obras permanecem no Centro Cultural João Fona (CCJF) até o dia 30 de junho. No início do mês de julho, as obras estarão fixadas permanentemente nas paredes do auditório da Casa da Cultura.

Participaram ainda do encerramento demais autoridades e artistas, citamos, a presença do pintor/artista plástico e membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas),  Laurimar Leal.