segunda-feira, 29 de maio de 2017

PREFEITURA DE SANTARÉM INICIA PLANTIO PARA FESTA DO PRODUTOR FAMILIAR

Visando a realização da Festa do Produtor Familiar, que será realizada no dia 6 de agosto, na 40ª Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas, a  Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) iniciou nesta sexta-feira (26) no Campo Experimental da Fazenda da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) o plantio de 1,5 hectares de feijão manteiguinha e 0,5 hectares de milho.

De acordo com a professora doutora em zootecnia, Andrea Vinente, diretora do Campo, a parceria da Prefeitura com a Ufopa assegura à classe universitária a execução de algumas tarefas dentro da própria fazenda da Ufopa.  “Essa parceria é muito interessante no sentido de complementar as atividades que já temos aqui que as vezes por falta de maquinário e até de insumos não conseguimos desenvolver e ela também aproxima a comunidade da universidade, já que a atividade é um dia de campo e os produtores rurais poderão compartilhar das tecnologias vindo aqui”.
O plantio faz parte de um termo de cooperação técnica firmado entre as instituições e que assegura ao município realizar atividades de assistência técnica ao produtor rural. Após o plantio, a Semap poderá colher até 1,2 kg de feijão por hectare e 0,5 sacos de milho por hectare. “Este projeto parte de um termo de cooperação técnica e científica entre a Ufopa e a Prefeitura e iniciamos hoje o plantio das culturas do feijão manteiguinha e do milho para que a gente possa estar trabalhando parte desta produção na Festa do Produtor Familiar”, enfatizou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.
O coordenador do Núcleo de Incentivo a Produção Familiar (Niprof), Eliseu Ramos, explicou que o objetivo das ações é fortalecer o produtor familiar e promover interação entre os produtores e cooperativas já existentes. “Estamos dando total apoio. Vamos reunir com todos os produtores envolvidos, convidando as cooperativas e queremos envolver todos para esta Festa do Produtor Familiar que este ano terá uma novidade que também é um convite de integração aos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos”.

   Assessoria da SEMAP