O vereador foi o último a usar a tribuna da Casa, na sessão desta terça-feira, 01/08. Ele saudou os pares pela retomada dos trabalhos da 18ª legislatura.
Dayan apontou, em seguida, que foram revelados diversos problemas no município no mês de recesso, julho/2017. O parlamentar deu destaque à insegurança que ocorre em Alter do Chão, que seria um cartão-postal de Santarém, e estaria abandonada por parte do Governo do Estado.
O segundo vice-presidente da Mesa Diretora apontou que não adianta inaugurar unidades de policiamento como a que existe naquele distrito, e não dar condições de trabalho ao efetivo policial. Ele também sugeriu que a Prefeitura precisa contribuir com a manutenção das vias e iluminação pública.
Ainda acerca da situação, o vereador lembrou que fez uma indicação ao Executivo Estadual para que implante uma Polícia Rodoviária Estadual em Santarém, sendo que a zona urbana do município é ligada a Alter pela Rodovia PA 457, a Everaldo Martins. Ele citou que o serviço existe no estado, em Salinópolis, e Santarém não pode ser desassistida. Dayan enfatizou que também solicita do Estado um delegado, escrivão e investigador para atenderem à demanda de segurança na vila balneária.
O popular socialista finalizou o pronunciamento tratando da contratação de uma Organização Social para administrar o Hospital Municipal (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Ele ressaltou que foram realizadas audiências para a discussão do tema, e destacou que o prefeito Nélio Aguiar, o secretário Edson Filho e vereadores tiveram coragem de colocar um novo modelo de administração para a saúde do município.
 ASCOM/CÂMARA