O líder do PRP, vereador Alaércio DrogaMil, usou seu tempo na sessão desta segunda-feira, 04/09, na Câmara Municipal de Santarém, para falar sobre sua viagem à Belém, onde se reuniu com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON) que tratou do grande número de acidentes envolvendo embarcações na nossa região.
DrogaMil exemplificou com o acidente da embarcação Capitão Ribeiro, onde vitimou 23 pessoas, no Rio Xingu próximo a cidade de Porto de Moz. “Nós acompanhamos pela imprensa e ouvimos o testemunho do proprietário da empresa onde ele assumiu que enganava as fiscalizações para poder transportar mais passageiros, colocando em risco a vida das pessoas” disse.
Alaércio se reuniu com o Diretor Geral da ARCON, Bruno Guedes e falou sobre a problemática que é a falta de uma fiscalização mais rigorosa em Santarém e cidades vizinhas. “A fiscalização peca, tinham que estar mais presentes em Santarém e isso leva a ineficiência do serviço prestado, devido à pouca qualidade de estrutura da ARCON no município” relatou o parlamentar.
O principal encaminhamento retirado, foi uma Reunião de Trabalho que será realizada na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), com a participação da: ARCON; ACES; o Fórum das Entidades Empresariais; da Secretaria Estadual de Transportes; da Capitania Fluvial de Santarém e demais convidados. Foi aprovada no último dia 25 de agosto, a lei que trata de algumas especificações do transporte dentro do estado do Pará, onde foi apresentada novas regras, diante disso a ARCON vem a Santarém discutir sobre o tema. “Especificamente em Santarém, conseguimos ter uma boa fiscalização e regulação da ARCON, saindo daqui as embarcações com a quantidade correta de passageiros, o problema é quando chega nos municípios vizinhos, onde não tem fiscalização alguma, dando margem para super lotações e colocando a vida deles em risco” disse DrogaMil.
Alaércio também agradeceu a todos os envolvidos na sessão de Tribuna Livre que tratou sobre o Turismo em Santarém e Região. O resultado do debate tem sido positivo mesmo com a ausência de representantes dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, além do Secretário de Planejamento de Santarém. Durante a sessão foram expostos números expressivos do turismo no município, que vão de 20 à 25 por cento de todos os 144 municípios do estado. “Turista traz recursos financeiros para o estado e devemos dar importância para isso, além de gerar emprego e renda” finalizou o vereador.
Por Fernanda Rabelo – Assessora de Imprensa do vereador Alaércio DrogaMil