quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Entenda como funciona o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

Você sabia que a carne que chega até a sua mesa é fiscalizada e inspecionada? Os termos podem parecer um tanto complexos, mas na prática significa dizer que qualquer produto de origem animal, comestível ou não comestível produzido no município de Santarém, tem a produção/fabricação acompanhada por médicos veterinários e agentes capacitados. Estes profissionais integram o Serviço de Inspeção Municipal de Origem Animal (Simpoa), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), da Prefeitura de Santarém.

A Prefeitura de Santarém instituiu o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (Simpoa), através da Lei nº 18.333 de 14 de dezembro de 2009. A normativa regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis no município.
Como funciona o serviço?
Imagine um produtor rural ou uma cooperativa que necessite colocar seu produto no comércio local. Para que isso aconteça ambos precisam se inscrever para obter registro no Serviço de Inspeção Municipal, documento que atesta que as condições higiênico-sanitárias do processamento artesanal e/ou industrial foram obedecidas, conforme estabelece a legislação. Assim, um produto que obteve o registro passou pelos processos de manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, rotulagem e armazenamento, de acordo com os critérios de segurança e qualidade.
Quem possui o Simpoa em Santarém?
Atualmente nove estabelecimentos em Santarém possuem o Simpoa, sendo estes: três frigoríficos de abate de bovídeos, um abatedouro de aves, uma usina de leite e derivados, uma granja processadora de ovos e 3 unidades de beneficiamento (carnes, aves e pescados). Cabe ressaltar que a inspeção dos produtos de origem animal não se restringe apenas a parte de produção (frigoríficos de bovídeos e aves), ela abrange estabelecimentos que recebam e industrializem ovos, leite e derivados, pescados, mel, cera de abelhas entre outros.
O que o Simpoa atesta?
Um estabelecimento que tenha o registro do Serviço de Inspeção Municipal, atesta que o local tem padrão de qualidade, que obedece programas de autocontrole, que o produto tem rastreabilidade e que os procedimentos realizados atendem aos padrões de higiene operacional, ou seja, para o consumidor isso representa que aquele produto que será consumido, é seguro.
O Serviço de Inspeção Municipal é de caráter permanente e realizado exclusivamente por médicos veterinários e agentes de inspeção capacitados e comprometidos com a saúde pública.

Fonte: RG 15/O Impacto e ASCOM/PMS