segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ministério da Saúde realiza oficina de qualificação da Atenção Básica em Santarém

    Evento será realizado nesta segunda e terça-feira, de 9h às 18h, no auditório da Uepa

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e a Divisão de Gestão do Núcleo Estadual do Pará, em parceria com a Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá (Amut), que tem como presidente o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, realizam nos dias 23 e 24 de outubro a Oficina Estadual sobre e-SUS AB e 3º Ciclo do PMAQ. O evento será realizado de 9h às 18h, no auditório da Uepa, em Santarém.
A oficina tem como foco capacitar gestores para a qualificação da atenção básica em seus municípios, tendo em vista os eixos: acesso, acolhimento, estrutura, gestão, processo de trabalho e resolutividade.
Além do diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, João Salame Neto, participam do evento gestores dos municípios de: Santarém, Aveiro, Belterra, Itaituba, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Placas, Rurópolis e Trairão.
e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) – é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. (Saiba mais sobre o e-SUS: http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php)
PMAQ AB – tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. (Saiba mais sobre o PMAQ: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pmaq.php)
Fonte: RG 15/O Impacto