quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Prefeitura de Santarém inicia processo de organização da estrutura administrativa

A iniciativa possibilitará uma gestão pública mais eficiente, uma vez que, uma instituição organizada, tem impactos positivos no setor financeiro.

Da Redação - Agência Santarém
O objetivo é organizar e identificar a necessidade de cada secretariaA Prefeitura de Santarém começou na segunda-feira (9), uma série de reuniões que pretende organizar a estrutura da administração pública municipal. A iniciativa possibilitará uma gestão pública mais eficiente, uma vez que, uma instituição organizada, tem impactos positivos no setor financeiro. O serviço detalhado de levantamento das informações em cada secretaria está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof).
Reuniões para apresentar propostas de reestruturação seguirão até 23 de outubroDe acordo com a secretária de Gestão, Josilene Pinto, a ação de reestruturação foi motivada pela deficiência de organização encontrada. "A iniciativa partiu de uma visão democrática da gestão municipal. Será um estudo real de como as unidades administrativas da prefeitura funcionam hoje para fazer um comparativo de como está a estrutura definida por lei. O objetivo é identificar a necessidade de cada secretaria, de como ela deve funcionar, quais setores precisam realmente possuir, observar quantidade de servidores, cargos, para que cada uma, dentro de sua função, possa realizar sua missão de forma eficiente", afirmou.
O ordenamento da reestruturação administrativa está sendo realizado pela economista Tânia Amazonas, especialista em planejamento na área pública da CGM. "Isso nunca foi feito. Será a primeira vez que um gestor municipal vai ter instrumento de planejamento para a tomada de decisão. Vai trazer maior clareza acerca das ações que cabem a cada unidade. Cada secretaria poderá ter mais clareza acerca dos produtos que cabem a cada divisão, seção, núcleo. Para a gestão isso é fundamental. Isso vai permitir que o gestor acompanhe todos os serviços de forma transparente, isso significa eficiência e eficácia na gestão", disse Tânia.
Encontros começaram na segunda-feira (9) com unidades administrativas da SemgofPara o prefeito Nélio Aguiar, a iniciativa reforça a preocupação da administração pública em oferecer o melhor serviço para a população. "Essa organização é de extrema importância e é sinal de que a gestão busca a eficiência. Não importa qual gestor público de hoje, ou qual vai estar no futuro, mas a estrutura precisa funcionar, pois só assim conseguiremos fazer uma captação e aplicação de recursos adequada, de forma eficiente e com qualidade, beneficiando as pessoas do município de Santarém".
Após as reuniões com as unidades administrativas da prefeitura, a reestruturação será encaminhada para apreciação do prefeito Nélio Aguiar, que em seguida deverá ser transformada em lei.
Agenda de reuniões – estrutura administrativa
09/10 - Procuradoria Fiscal, Procuradoria Geral, Controladoria Geral, Gabinete do Prefeito, Procon e Ouvidoria
10/10 - Semed
11/10 - Semc, Semtur e NEL
13/10 - Semma
16/10 - Semtras
17/10 - Semdec
18/10 - SMT
19/10 - Seminfra, Semap e CHDU
20/10 - Semgof (Comdec, Cead, CRM, Ascom, GAP, PGM e CGM)
23/10 - Semsa
Local: Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental
Endereço: Rua Adriano Pímentel, 296 - Centro,
Hora: a partir das 9h