terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Rebocador da Bertolini é içado

De acordo informações da Capitania Fluvial de Santarém, por volta das 8:30 horas da manhã desta terça-feira, o rebocador da empresa Bertolini começou a ser içado.
A expectativa dos familiares das 9 pessoas desaparecidas – as famílias já se encontram no município de Óbidos para acompanhar de perto o resgate – , é pela localização dos corpos.
Segundo o planejamento, antes do içamento da embarcação, será lançado uma rede sobre a mesma, com o objetivo de preservar qualquer objeto que por ventura venha a se desprender.
Uma vez içado, o rebocador será colocado em cima de uma balsa, após resguardada a segurança, os peritos iniciarão os trabalhos de levantamento de local de crime. Uma vez localizados os corpos, os mesmos serão retirados e deverão ser encaminhados ao Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves em Santarém, onde se fará a coleta de DNA para subsidiar a identificação.
Içamento do rebocador sendo feito
ENTENDA O CASO:
Tragédia – Nove pessoas morrem em colisão no Rio Amazonas
Colisão entre um navio cargueiro e um comboio de balsas aconteceu no município de Óbidos
O trágico acidente aconteceu no dia 2 de agosto, por volta de 4h30 da madrugada. A colisão de um navio cargueiro que tinha como destino a cidade de Manaus, e um comboio de nove balsas que transportava grãos de milho, e iria aportar em Santarém, deixou nove pessoas desaparecidas nas águas do Rio Amazonas.
Assim que a Capitania dos Portos em Santarém recebeu a informação do acidente, encaminhou uma equipe para o local, que também foi integrada por mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
Ao todo 11 pessoas estavam no rebocador que veio a pique, duas foram resgatadas com vida, e foram trazidas para Santarém. Porém, até o fechamento desta edição, nove pessoas ainda continuavam desaparecidas. De acordo com as autoridades, o local que fica aproximadamente 15 minutos de lancha do porto de Óbidos, é de extrema profundidade, e de correnteza bastante forte. Fato que tem dificultado as buscas, sendo que até o momento o rebocador ainda não foi localizado.
Na época as informações eram que a maioria da tripulação do empurrador dormia nos camarotes na hora do acidente. O Comandante dos Portos de Santarém, Capitão Ricardo Barbosa, acompanha o trabalho da equipe no local, e já solicitou reforço, inclusive com a presença de um navio militar.
“A Capitania dos Portos foi acionada por volta das seis horas da manhã pelo prático que encontrava-se embarcado no navio mercante Mercosul. Esse navio era proveniente do Porto de Suape, no Nordeste e tinha como destino Manaus. Esse navio teria abalroado com o comboio da empresa Bertolini que transportava milho, no Rio Amazonas, aproximadamente a 10 milhas acima da foz do Rio Trombetas. A informação que nós temos, é de que o empurrador naufragou no local, duas balsas do comboio encontram-se agarradas a proa do navio mercante e as demais balsas estão à deriva no local. Temos, também, a informação preliminar de 09 desaparecidos provenientes desse acidente. A Capitania já possui uma equipe no local que realiza o levantamento das primeiras informações com objetivo de iniciar o inquérito. Homens do Corpo de Bombeiros  auxiliam nas buscas com três mergulhadores”, disse o Capitão Ricardo Barbosa.
Conforme relatos de moradores ribeirinhos da comunidade Nossa Senhora das Graças, na Costa do Paru, eles ouviram um forte barulho no momento da colisão, em seguida observaram uma embarcação que não souberam afirmar se era o empurrador ou uma das balsas. Dizem que saiu desgovernado baixando o rio já dando sinais de que o casco estava furado, em frente à comunidade de São Lázaro que em seguida foi a pique. Outros relatam que não era o empurrador e sim uma das barcaças que se desprendeu, como estava de noite ainda não dava para definir ao certo.
BUSCAS: A equipe composta por militares da Marinha e do Corpo de Bombeiros chegou ao local do acidente no fim da tarde de quarta, porém, devido à escuridão, iniciaram as buscas oficialmente, somente na manhã de quinta-feira (3). O reforço deve chegar na sexta-feira(4), aonde um navio da Marinha do Brasil, composto com instrumentos tecnológicos será crucial para o êxito da missão de busca.
De acordo com uma lista disponibilizada pela empresa dona do rebocador, estão entre os desaparecidos da embarcação: Cleber Rodrigues Azevedo; Dárcio Vânio Rego; Dick Farney de Oliveira; Ivan Furtado da Gama; Juraci dos Santos Brito; Carlos Eduardo Bueno de Souza;  e Wandel Ferreira de Lima.
Foram resgatados com vida César Lemos da Silva e Euclinger da Silva Costa, que já estão em Santarém juntos com seus familiares.
BERTOLINI: Por telefone, o gerente da empresa Bertolini, Juraci Neri, informou que enviou uma equipe ao local do acidente e que aguarda a abertura do inquérito que vai investigar o caso. O gerente disse ainda que a empresa vai colaborar com as investigações e que dará toda a assistência necessária às famílias dos envolvidos no acidente.
MERCOSUL: A Mercosul informou que está em conjunto com as autoridades locais e iniciou buscas e salvamento aos membros da tripulação. Ainda de acordo com a Mercosul, a preocupação da tripulação do navio foi com a segurança de todos os membros da tripulação da balsa e finalizou informando que todos os membros da tripulação a bordo do Mercosul Santos passam bem.

Fonte: RG 15/O Impacto