terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Primeira Levada Carnavalesca promoveu animação com segurança na Orla da Cidade



A Primeira Levada Carnavalesca organizada pela Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes), com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), promoveu animação com segurança na Orla da Cidade. O clima chuvoso no inicio da noite de domingo (04) não foi motivo de desanimo a centenas de brincantes.
“Desde a concentração da Praça Tiradentes a Praça do Pescador, os participantes do evento cumpriram o objetivo, o de brincar o Carnaval. Sem registros de incidentes, o nosso efetivo trabalhou na prevenção e manteve até o final a normalidade, visando o conforto e a segurança”, disse o Sargento do 3º Batalhão de Polícia Militar, Ramilson Prestes.
O cadeirante Antônio Carlos Sousa de 39 anos de idade, morador do bairro Mapiri se sentiu confortável e muito feliz com a oportunidade de brincar no evento da mais tradicional manifestação cultural do Brasil, o Carnaval. "Assim que fiquei sabendo que teria a Levada Carnavalesca, eu me preparei, e vim na bicicleta adaptada e estou aqui na maior alegria”.
Djelma Patricia Almeida, do bairro Aparecida, veio caracterizada de noiva. “A chuva veio para animar, é a primeira vez que participo e gostei muito. E viemos em grande grupo, aqui tem irmãos, sobrinhos e vizinhos. Se for para brincar desse jeito e sem violência, que a Levada seja organizada para abrir o Carnaval na cidade nos próximos anos”, elogiou a moradora.

O Secretário Municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira disse que a estreia foi positiva. “ Estivemos no apoio a Libes, e estamos satisfeito pelo evento tranquilo, o qual os participantes atenderam a proposta de diversão”, destacou.
Para o vice-presidente da Libes, Ediney Vasconcelos também foi satisfatório o ponta pé inicial para o Carnaval na área urbana de Santarém. “Nós aderimos a essa ideia e acreditamos que os participantes também gostaram. pudemos ver crianças, a terceira idade, jovens e demais que englobam a população santarena. Nos dias oficias na Praça de Eventos, no sábado e na terça já convidamos os foliões que tenham o abadá deste ano e dos anteriores a brincar conosco nos dias de folia. Nos nossos eventos incentivamos o não uso do amido de milho, trigo, spray e similares”, explicou.

O efetivo de Policiais Militares no evento formado pelo 3º BPM (09 policiais) e 35º BPM (13 militares). Os 06 agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) estiveram no ordenamento da via pública e 10 agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deixaram o local limpo após o evento.
A folia carnavalesca retorna nos dias 10 e 13 de fevereiro a folia será na Praça de Eventos com dinâmica diferenciada de folia para a população. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Prefeitura dará apoio para a folia em Alter do Chão, com duas opções de festa: Carnaval mela-mela na Praça do Çairé e Carnaval Cara Limpa na Praça 7 de Setembro.
Participam pela Libes 09 blocos de empolgação: Fogueteira, O Linguarudo, Vermelho e Preto, Cheiro do Periquito da Amazônia, Charkeiro Show, Sorriso Aberto Show, Os pagodeiros, Mini Trio e o  Cruz de Malta. E a participação especial de 02 blocos Institucionais apenas no sábado (10), Bloco Curumim Folia (Serviço Social do Comércio-Sesc) e do Bloco da Semtras (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social). Ainda no Bloco Fogueteira dois blocos convidados de bairros ( As Virgens do Beco e Os Loucos Alvinegros). E em cada Bloco está prevista a participação de 300 brincantes.
CARNAVAL 2018 - PROGRAMAÇÃO OFICIAL ÁREA URBANA
Dia 04 de Fevereiro de 2018 (Domingo) – Abertura Oficial do Carnaval Santareno – Levada Carnavalesca com o Trio Paulada.
Concentração: Praça Tiradentes
Dispersão: Praça do Pescador
Horário: 18 horas às 22 horas.
Dia 10 de Fevereiro de 2018 (Sábado) – Praça de Eventos
- 19:00 Apresentação do Bloco Curumim Folia (Serviço Social do Comércio-Sesc)
- 19:30 – Bloco da Semtras (Secretaria Mun. de Trabalho e Assistência Social)
- 20:00 – Banda 5ª Dimensão
- 21:00 – Largada do Trio Paulada com os Blocos da Libes.
- 23:00 – Gui Estouradão Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã.
•Dia 13 de Fevereiro de 2018 (Terça-Feira) – Praça de Eventos
- 20:00 – Banda 5ª Dimensão
- 21:00 – Largada do Trio Paulada com os Blocos da Libes.
- 23:00 – Punk e Banda Cintura Fina Elétrica Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã.
VILA DE ALTER DO CHÃO
•Dia 11 de Fevereiro de 2018 (Domingo)
- 17: 00 – Orla de Alter do Chão – Desfile dos blocos do Carnaval Cara Limpa.
- 19: 00 – Banda 5ª Dimensão (Praça 7 de Setembro)
Ob.: Encerramento previsto para as 22 horas
- 17:00 – Praça do Çairé – Carnaval do Mela Mela.
- 19:00 – Punk e Cintura Fina Elétrica
- 22: 00 – Ricardão eu acho é bom
Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã
Dia 12 de Fevereiro de 2018 (Segunda Feira)
- 17:00 – Orla de Alter do Chão – Carnaval Cara Limpa - 19:00 – Ricardão eu acho é bom
Obs.: Encerramento previsto para as 22 horas
- 17:00 – Praça do Çairé – Carnaval do Mela Mela
- 20:00 – Gui Estouradão
- 23:00 – Ricardão eu acho é bom
Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã

Mais informações: Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc Contato: (93 – 99140-9451 / 99179-4634) E-mail: alcianeayres.jornalismo@gmail.com

Alciane Ayres Agência Santarém