sexta-feira, 2 de março de 2018

Prefeitura assina contrato com OS em busca de melhorias na gestão da saúde


A Prefeitura de Santarém realizou na manhã desta quinta-feira (1), no auditório do Ciam, a solenidade de assinatura do contrato com o Instituto Panamericano de Gestão (IPG), que vai fazer a gestão, gerenciamento, operacionalização e execução de ações e serviços no Hospital Municipal (HMS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas). (Faça download das fotos da cerimônia)
O IPG concorreu com outras empresas em uma Chamada Pública, que foi aberta através de edital no dia 1º de dezembro. O Instituto apresentou a melhor proposta para atender as necessidades das unidades de saúde. A proposta do novo modelo de gestão no HMS e na UPA partiu do poder executivo municipal, sendo amplamente debatido e aprovado por unanimidade, através de um Projeto de Lei (PL), em sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santarém. O objetivo do governo municipal é melhorar o serviço de saúde em Santarém, suprindo algumas carências pelas quais o setor vem passando há anos.


Com a intenção de fazer uma transição tranquila, os primeiros 15 dias serão de gestão compartilhada com a administração municipal. "Estamos confiantes de que esta iniciativa de governo trará resultados efetivos para a saúde pública municipal, com dinamicidade na aquisição de medicamentos, de insumos, de melhor organização no acolhimento e recepção dos pacientes. Durante a assinatura, me veio à cabeça somente uma coisa: as pessoas que vivem em Santarém e dependem do SUS, pois serão elas as principais beneficiadas. Desejo que com está iniciativa, consigamos dar uma resposta mais rápida e atendimento com mais qualidade para os pacientes que buscam o serviço do SUS", explicou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
Além do prefeito, vice-prefeito José Maria Tapajós, secretário de saúde Edson Filho, vereadores e outras autoridades, estiveram presentes na cerimônia o superintende executivo do IPG, Rodrigo Troian e outros integrantes da direção do Instituto. "A nossa intenção é aproveitar 100% os colaboradores que já atuam nas unidades. Todos que se disporem a se qualificar vão continuar trabalhando conosco. Após os 15 dias de transição, vamos entregar um plano de trabalho para a Secretaria de Saúde, porque trabalhamos com transparência, e esse plano vem para direcionar as ações e quando serão realizadas", afirmou Troian.

Para o secretário municipal de Saúde, Edson Filho, este foi um dia histórico para a Saúde Pública Municipal. "Desde o início do governo nossa intenção não era faz mais do mesmo, mas sim inovar. Com o apoio do prefeito Nélio, o projeto foi feito e contamos com a ajuda de uma equipe técnica. Hoje é um dia histórico, pois estamos iniciando uma mudança, que em pouco tempo, começará a ter os resultados observados. Esperamos atendimento de qualidade, que não falta insumos e que as pessoas sejam bem atendidas", ressaltou.

O governo municipal acompanhará e fiscalizará as metas que foram estabelecidas à OS através de uma ferramenta tecnológica. "Também estamos trabalhando junto com o IPG um Plano de investimento para o Hospital Municipal, que pode se dar com recursos próprios e também através de emendas parlamentares que auxiliarão nas reformas e outras necessidades. O que for investimento, ficará fora do contrato de gestão. O contrato com a OS é para fazer a gestão de recursos humanos e de custeio dos insumos", reforçou Nélio Aguiar.
O IPG é uma Organização Social que visa dar agilidade às ações necessárias dentro do Sistema Único de Saúde. "Viemos com uma gestão mais leve, mais ágil e com resposta mais rápida. Vamos buscar a humanização no atendimento ao paciente, uma melhora nos diagnóstico e nos resultados da terapia instituída, buscando cada vez mais resolutividade", afirmou André Ribeiro, diretor técnico do IPG.


Anna Karla Lima Agência Santarém