segunda-feira, 9 de abril de 2018

Com tomógrafo próprio, Hospital Municipal deixará de terceirizar mais de 500 exames ao mês

Hospital Municipal de SantarémA Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu recursos do governo federal para a compra de um tomógrafo que vai modernizar o atendimento no Hospital Municipal de Santarém. A verba é proveniente de emendas parlamentares em Brasília, conseguida após promissor trabalho de articulação do prefeito Nélio Aguiar e do secretário municipal de Saúde, Edson Ferreira Filho.
O equipamento vai beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santarém e região, além de trazer economia aos cofres públicos. Em 2017, o Hospital Municipal de Santarém (HMS) realizou 8.270 exames de tomografia. Somente de janeiro a março deste ano, já foram realizadas 1.659 tomografias, 553 por mês.
Atualmente, o tomógrafo que existe no HMS é terceirizado. A aquisição de um tomógrafo próprio é inédita no município e um avanço para o setor de saúde local.
As emendas, no valor total de R$ 1.230.000,00 (um milhão, duzentos e trinta mil reais), foram alocadas pelos Deputados Federais Wladimir Costa e Joaquim Passarinho. Elas serão repassadas ao município "Fundo a Fundo", ou seja, direto do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde agradeceu aos deputados pela parceria e destacou a importância de buscar recursos, tanto estaduais quanto federais, para a cidade. "Nós não medimos esforços para melhorar a qualidade da saúde pública no nosso município. Agradecemos o empenho dos deputados que sugeriram as emendas e vamos continuar buscando parcerias e alternativas para melhorar cada vez mais o serviço público de saúde", ressaltou Edson Ferreira Filho.
O prefeito Nélio Aguiar comemorou a conquista e explicou quais serão os benefícios para a população. "Com isso, vamos corrigir uma grande vulnerabilidade do Hospital, que é a ausência do tomógrafo. Hoje, um paciente com traumatismo craniano, que é bastante comum devido os acidentes de trânsito envolvendo motocicleta, ao dar entrada no HMS é solicitado de praxe fazer uma tomografia e como nós não temos hoje, o paciente é retirado do HMS, colocado em uma ambulância e levado para uma clínica terceirizada, isso coloca em risco a vida do paciente. Essa aquisição será um grande avanço no atendimento de urgência e emergência com implantação em definitivo do serviço próprio de tomografia computadorizada. Agradecemos o compromisso e apoio dos deputados em ajudar a resolver esse problema histórico do Município", enfatizou o prefeito Nélio Aguiar.
O que é um Tomógrafo?
É um aparelho para exame de Tomografia computadorizada (TC), disponível desde os anos 70, evoluiu a imagiologia médica. Atualmente, milhões de radiografias em TC são realizadas no mundo inteiro, todos os anos, para diferentes situações, em uma variedade de campos clínicos.

O que é exame de Tomografia?
É um exame médico radiológico que permite visualizar as estruturas anatômicas, na forma de cortes. O exame é realizado por técnicos ou tecnólogos em radiologia.

Quais doenças podem ser detectadas com o exame de tomografia?
O Exame ajuda no diagnóstico de doenças do cérebro, abdômen, tórax e coluna, entre outras regiões que não podem ser vistas no exame do consultório ou não podem ser completamente avaliadas por outras técnicas empregadas pelos médicos.
Angela Miranda Agência Santarém