quinta-feira, 24 de maio de 2018

Prefeitura ( SEMAP) recupera mais de 200 quilômetros de ramais no interior

A Prefeitura de Santarém por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca vem trabalhando para manter a trafegabilidade das estradas localizadas em comunidades do interior do município. Nesse período chuvoso, em que o acesso costuma ficar comprometido, um cronograma especial de trabalho foi estabelecido para atender as demandas que chegam à pasta. Ao todo foram recuperados mais de 200 quilômetros de ramais em comunidades da região da Santarém/Curuá-una e do Eixo Forte.
Os serviços de recuperação e melhorias beneficiaram moradores das comunidades de Igarapé das Pedras, Santo André, Estrada do Pacoval, Igarapé Seco, Paricá, Ramal do Taperebá, Ponta de Pedras, Ponte Alta, Vila Nova, Pajuçara/Carapanari, Irurama, São Sebastião e São Francisco. As ações visam sobretudo o escoamento da produção, aumento da trafegabilidade das vias e ainda a viabilidade do transporte escolar e coletivo.
Na manhã de terça-feira (22), o titular da Semap, Bruno Costa recebeu uma comitiva com moradores das comunidades de Jacamim, Santos da Boa Fé, Terra Amarela, São Raimundo da Palestina, Bom Jardim e Santa Cruz. Na ocasião foram discutidas as atividades que serão realizadas nos ramais daquela região ao término do período chuvoso.
"Nesse inverno foram feitos vários trabalhos paliativos e descentralizados. Já estamos estabelecendo as ações que serão realizadas no verão, quando o clima é mais propício para os serviços de terraplenagem. Paralelamente vários convênios estão em execução e aguardamos a liberação dos recursos para recuperar os ramais" destacou Bruno Costa.
Nas próximas semanas a Semap irá abrir uma concorrência pública visando a escolha de uma empresa para executar a recuperação de 40 quilômetros de estradas vicinais na zona rural do município de Santarém. O convênio que teve como proponente o deputado Francisco Chapadinha, será viabilizado via Ministério da Integração Nacional. O projeto beneficiará 8 comunidades da região da PA 370 (Jacamim, Poço das antas, Bom Jardim, Santos da Boa Fé, Jacaré, São Raimundo da Palestina, JP e Santa Cruz), além de 5 comunidades na região do Eixo Forte (Pajuçara, Irurama, Carapanari, São Francisco e São Sebastião), e a comunidade de Ponta de Pedras.
Danielle Oliveira Agência Santarém