Santarém terá programação de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura Santarém em parceria com a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza durante este mês de maio diversas atividades alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio. O objetivo é chamar atenção da sociedade para o combate à violência.
As atividades iniciaram dia 2 de maio com palestras e rodas de conversas nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Universidades. Na ocasião, foram realizados debates e esclarecimentos sobre o que é considerado violência sexual, o que abuso e exploração sexual, como identificar, como prevenir e as formas de denúncias.
Na quinta-feira (3), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou na Escola Estadual Plácido de Castro, palestra acerca da temática. Nesta sexta-feira (4), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a partir das 14h, o Creas irá realizar uma Roda de conversa com os familiares e usuários do Centro para debater sobre o tema.
No dia 18 de Maio, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizará quatro blitz simultâneas das 17h às 18h nos seguintes locais: Praça Cohab, em frente à Semtras, na Avenida Fernando Guilhon em frente ao Rio Tapajós Shopping e na rodovia federal BR-163 nas proximidades do Quincó. Além disso, fará uma caminhada na Vila Balneária de Alter do Chão.
A programação contará com a participação de toda a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes de Santarém e de parcerias do Rio Tapajós Shopping, Cargill, Banco da Amazônia e os colaboradores dos equipamentos Prefeitura.
Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, através do número 100.
"Nós trabalhamos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e devemos nos unir para chamar a atenção sobre esse tema que infelizmente ainda acontece muito na nossa região, é importante que todos em parceria com a rede de Proteção possamos caminhar juntos, levar para nossos equipamentos, nossas escolas, o que é considerado exploração sexual e principalmente como diagnosticar, e como denunciar, convidamos a população de Santarém para participar e fazer bonito", ressaltou secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
18 de Maio
A data faz referência ao Dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi seqüestrada, violentada e cruelmente assassinada. O corpo dela apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Sobre a Campanha Faça Bonito:
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.
Confira a Programação:
Até 30 de maio.
-
Atividades com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras.
08 Cras
04.05



14h30
Roda de conversa com os familiares e usuários dos Creas - para debater a temática Abuso e Exploração Sexual com as crianças e adolescentes.
No CCI -
- Alameda 33, S/N, Aeroporto Velho
05.05
15h
Ciclo de Conversa com Pais/responsáveis das crianças e adolescentes atendidas pela Pastoral do Menor.

Palestra na Pastoral do Menor – Núcleo Elcione Barbalho.

07.05

10h00
Palestra na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.
Rua Silverio Sirotheau s/n, Bairro Laguinho
08.05


09h30
Palestra na Escola Municipal Padre Felipe Bettendorf
Travessa E, 1385 - Maracanã I
09.05
09h30
Palestra na Escola Estadual Magalhães Barata.
Rua da Índia
Bairro: Livramento 
09.05
9h e às 15h
Palestras na Pastoral do Menor – Núcleo Central. Crianças e adolescentes atendidos. Propaz

Pastoral do Menor Núcleo Central
10.05
14h
Formação para gestores e especialistas em educação da Rede Estadual.
Faculdade UNAMA
10.05
14h
Seminário na 5ª URE para professores e Gestores - Propaz

11.05
17h30
V Mesa Redonda alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pastoral do Menor - Núcleo Pe. João Mors.
Pastoral do Menor -Núcleo Mapiri.
14.05
15h
Palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental - Gonçalves Dias.
Av. Goncalves Dias, 373 - Bairro: Prainha 
15.05

16h
Palestra na Escola Municipal César Simões Ramalheiro
R. Piauí - Área Verde
16.05
8h30 ás 17h30
Oficina de disseminação para enfrentamento ao tráfico de pessoas e a exploração sexual de crianças e adolescentes para a rede de defesa de Proteção Social.

Auditório do Restaurante Popular – altos Mercadão 2000
18.05
17h
Blitz em 4 (quatro) pontos da cidade, locais de maior fluxo de pessoas e uma caminhada na Vila Balneária de Alter do Chão.
Praça da Cohab
BR 163 (Quincó)
Alter do Chão.
 Fernando Guilhon (em frente ao Rio Tapajós shopping).
Av. Sergio Henn (em frente a Semtras)
Geisa de Oliveira Agência Santarém