segunda-feira, 4 de junho de 2018

Atendimento aos finais de semana amplia ação da Delegacia da Mulher

Desde o último dia 14 de abril, quando passou a funcionar também em regime de plantão aos finais de semana (das 8 h de sábado às 8 h de segunda-feira, e nos feriados), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Santarém, na região do Baixo Amazonas (oeste do Pará), já instaurou 72 inquéritos policiais e efetuou a prisão de 13 homens em flagrante, pela prática de violência doméstica e crime sexual. Além dos flagrantes e instaurações de inquéritos, houve sete prisões em cumprimento a mandados judiciais e solicitadas quase 200 medidas protetivas de urgência.
A unidade policial, que integra o Sistema Pro Paz Baixo Amazonas, é referência na região nas ações de proteção dos direitos e garantias de mulheres vítimas de violência, de acordo com a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006).
O aumento do efetivo na região, com a inclusão de novos profissionais da segurança pública após a conclusão do último concurso público da Polícia Civil, permitiu o atendimento especializado aos finais de semana. As equipes de plantão da Deam contam com delegadas, escrivães e investigadores.
Garantia de direitos – O funcionamento da Deam aos finais de semana e feriados era uma demanda antiga na região. Para a titular da Delegacia, Andreza Alves, o atendimento às vítimas de violência agora está muito mais eficaz. Na madrugada deste 1º de junho, por exemplo, dois homens foram autuados em flagrante, após serem apresentados na Delegacia da Mulher pela Polícia Militar, pela prática de violência doméstica. Ambos já estão à disposição da Justiça na central de triagem do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura.
“Nossa equipe garante que as usuárias tenham inquéritos instaurados e medidas protetivas solicitadas de forma imediata, evitando, com isso, a ocorrência de crimes mais graves e a desistência da vítima em proceder”, informou a delegada.
Serviço: A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) funciona no prédio do Pro Paz do Baixo Amazonas – na Avenida Sérgio Henn, s/n, Bairro Interventoria. Telefone (93) 3522-2132.
Fonte: Agencia Pará