quinta-feira, 7 de junho de 2018

Secretário de Turismo participa de roda de conversa com alunos da Eetepa

O secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho, representou a Prefeitura de Santarém, na segunda-feira (4), numa roda de conversa sobre o tema "Desafios da Atividade Turística na construção de Políticas Públicas para o desenvolvimento do Turismo em Santarém e Região".  O encontro foi realizado com uma turma do curso Técnico de Guia de Turismo, da disciplina Ética Profissional, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa).
O objetivo do secretário foi de instigar os alunos a se aproximarem um pouco mais do Trade Turístico, conhecendo a realidade e os desafios, principalmente no diz respeito a construção de Políticas Públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, que deve ser esforço em conjunto da sociedade em geral, na perspectiva de uma gestão integrada e compartilhada para a estruturação e promoção, bem como a organização da atividade turística de Santarém e região.
Na roda de conversa, Pinho destacou as potencialidades dos atrativos turísticos de Santarém, os projetos executados, bem como as ações que ainda serão implementadas e explanou sobre os benefícios gerados pelas Políticas Públicas de Turismo. "Estamos realizando e apoiando grandes inciativas para o fortalecimento do nosso turismo. O Projeto Turismo na Escola, que busca formar a consciência patrimonial, ambiental e econômica das nossas crianças; o Projeto Pôr do Sol, que visa dar visibilidade para a nossa produção dos artistas locais; Projeto de profissionalização do nosso artesanato; Projetos que estão aguardando liberação de recursos, como o de sinalização turística e a reforma e ampliação de centros de informações ao turista e constantemente estamos produzindo conteúdos para divulgação dos nossos pontos turísticos, além de apoiar grande projetos a exemplo do "Cozinha Tapajós" que visa promover e solidificar a gastronomia Tapajônica", apresentou.
O secretário ressaltou ainda a importância do profissional Guia de Turismo no processo de comunicação do destino com o turista, pois é ele quem transmite informações e conhecimentos diretamente ao visitante, é o anfitrião do Destino.
A professora da turma, Sônia Araújo, parabenizou o secretário pela iniciativa e afirmou que práticas como essas ajudam a construir uma relação positiva para o desenvolvimento do turismo. "Quando assumi a responsabilidade pela disciplina Ética Profissional, já vislumbrava um momento em que os nossos alunos pudessem entrar em contato com as políticas públicas voltadas para esse segmento tão promissor da nossa economia que é a atividade turística. Esse tipo de conhecimento é algo que considero fundamental para a formação de qualquer profissional, mais ainda para o guia de turismo, que tem a informação como matéria-prima do seu serviço. Vejo de forma muito positiva esse posicionamento do secretário de Turismo de buscar aproximação com os futuros profissionais que brevemente comporão o trade turístico do nosso município. Isso se chama proatividade, até porque a relação com o trade é um dos grandes gargalos enfrentados quando se trata de planejar a atividade no nosso município. Que bom, que isso se concretizou", ressaltou.
Saiba Mais:
Para a aluna Michaelle Bento, a roda de conversa foi muito incentivadora. "Achei interessante e ao mesmo tempo inovador esse tipo de conversa, pois torna possível o conhecimento da realidade do mercado onde pretendemos atuar. Sabermos o que é importante para a cidade de Santarém e Região no que se refere a turismo, e também para nós alunos no sentido de incentivo, para levar a frente o curso, criar e pôr em prática projetos voltados às diversas áreas utilizando nossas riquezas naturais como fonte de renda pra nós e para a cidade. Parabenizo a equipe que esteve conosco por saber realmente esclarecer nossas dúvidas e espero que esse seja o ponta-pé inicial para uma forte parceria com a nossa Instituição", declarou.
A coordenadora do Curso, Roziney Castro, destacou que a troca de conhecimentos foi o ponto alto da roda de conversa. "Tivemos a honra de receber o secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, em nossa Instituição e teve uma conversa bem interativa, com a participação de todos os alunos. Com essa troca de experiências que é de grande importância para o crescimento intelectual dos nosso alunos. A cada momento que a gente adquire mais conhecimentos, mais formação é melhor ainda, para a qualidade do ensino da Escola Eetepa", finalizou.
A profissão de Guia de Turismo - é regulamentada pelo Ministério de Estado de Turismo, pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 10, do Decreto nº 946, de 1º de outubro de 1993, e no art. 35 da Lei nº 11.771, de 11 de setembro de 2008, que no Art. 1º , que normatiza e disciplina o exercício da atividade de Guia de Turismo, e no Capítulo I, art. 2º, das Disposições Gerais, considera "Guia de Turismo" o profissional que exerce as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas. Em parágrafo único explica sobre as condições para o exercício da função: é condição para o exercício da atividade de guia de turismo o cadastro no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur e solicitar a credencial do Guia de Turismo. O guia formado pode atuar em todo Brasil e na América do Sul.
Tadeu Pinho Agência Santarém