quinta-feira, 7 de junho de 2018

Ação de cidadania supera expectativas com mais de 2,5 mil atendimentos


Os moradores dos bairros das grandes áreas da Nova República e Santarenzinho foram contemplados com uma grande ação de cidadania nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), ofertado pela Prefeitura de Santarém, por meio da secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), de Saúde (Semsa), Trânsito (SMT), Cultura (Semc) e o Programa Prefeitura nos Bairros (PPB), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Mais de 2.500 atendimentos foram realizados nos dois dias de ação.
A ação do dia 5 de junho foi realizada na Casa Azul, na grande área da Nova República e superou as expectativas de público mesmo com a chuva que caiu na cidade no dia. Hoje (6), a ação aconteceu na escola Ubaldo Correa, na Rodovia Fernando Guilhon, na grande área do Santarenzinho, das 8h às 13h.
A moradora da grande área da Nova República, Luzia Silva Castro, aproveitou para ir com os três filhos cuidar da saúde e beleza. "Os cabelos das crianças já foram cortados, fiz alguns exames como aferição de pressão e outros que estava precisando. Tive ainda boas orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o meu pai".
Iete Figueira da Silva, aproveitou a ação para emitir documentos para o filhoIete Figueira da Silva, aposentada e moradora do bairro Conquista agradeceu a ação que a ajudou a viabilizar a emissão da segunda via do registro do filho que continha erro. Iete afirmou ainda que não havia resolvido o problema antes devido o valor do serviço ser custoso e com a ação da Prefeitura e parceiros pôde solucionar o problema.
O estudante Elinaldo Rego da Cunha, também aproveitou para resolver um problema de documentação de nascimento do tio portador de necessidades especiais. Elinaldo que é do bairro Livramento agradeceu a oportunidade e o bom atendimento. "É muito bom esse tipo de ação que vai até os bairros, levando atendimentos aos que precisam. O serviço que resolvi aqui é caro e nos ajudou muito".
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esteve presente na ação e agradeceu a todos os envolvidos. A Seaster por ter ofertado os serviços de emissão de certidões e também a todos da assistência social em nome de Sandra Pontes, que articulou a ação com toda a equipe. A Francisco das Chagas, coordenador do Programa Prefeitura nos Bairros (PPB), a Profissionaliza e as demais secretarias parceiras nas ações e também a equipe da Defensoria Pública com o MPE na comunidade. "É importante levar nossos serviços para a comunidade. Sabemos das dificuldades de deslocamento para realizar esses serviços, portanto essas ações são muito importantes para a população. Nos sentimos gratificados com a presença de todos em nossos projetos", declarou a Secretária.
Rosa Helena Azevedo, coordenadora de projetos especiais da Seaster, que com sua equipe ofertou os atendimentos relacionados a emissão de registros de nascimento e óbito avaliou a atividade. "Este trabalho realizado pela Prefeitura em levar os serviços até as comunidades carentes é de grande significância."
Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito e parceiros na açãoOs moradores dos dois barros foram beneficiados com vários serviços. Pela Seaster os atendimentos foram: expedição de 1ª e 2ª via de certidão de nascimento e expedição da 2ª via de certidão de óbito. A Semtras disponibilizou todos os seus serviços socioassistenciais, a Semsa levou atendimentos na área da saúde, a SMT realizou emissão de passe livre e a Semc levou o cantinho da leitura, contos de estórias e pintura facial.
Foram feitos ainda atendimentos as famílias de áreas de risco e vistorias. O CHDU ofertou orientações sobre regularização fundiária. O Núcleo do Esporte e Lazer (NEL): torneio masculino e feminino, apresentação de capoeira e ginástica. Defensoria Pública e MPE na comunidade: orientações jurídicas, petição de atestado de óbito extemporâneo, registro de nascimento fora do prazo, 2ª via, retificações administrativas de documentos. Correios: emissão de CPF, 2ª via. Coefeodonto: orientações odontológicas e consultas médicas.
Geisa de Oliveira Agência Santarém