segunda-feira, 4 de junho de 2018

Socioeducandos do Creas realizam ação social de revitalização do jardim da Ulbra


Sábado, 2, foi de ação social para quatro socioeducandos que cumprem medidas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Santarém. A iniciativa visou a revitalização do jardim da Ulbra, parceira na ação.
O objetivo principal foi o de integrar os socioeducandos em uma atividade social com a finalidade de colaborar no cumprimento e conclusão das medidas socioeducativas de Prestação de Serviços Comunitário, além de possibilitar a interação com a universidade, vislumbrando reintegração social de forma saudável aos jovens.
A ação iniciou com uma palestra realizada no dia 30 de maio no miniauditório do Creas, momento em que os socioeducandos receberam capacitação e orientação de como realizar a atividade de jardinagem. A palestra foi ministrada pelos acadêmicos do curso de Biologia da Unama.
Os jovens foram acompanhados pela equipe técnica do Creas, composta por assistente social e uma pedagoga. "Nesse segundo momento foi possível observar a satisfação dos adolescentes ao participarem da atividade prática, além de despertar neles, o interesse pelos estudos, através desse contato oportunizado com a universidade e com os acadêmicos. Eles interagiram bastante, e gostaram da atividade como forma de cumprimento de medida de Prestação de Serviço Comunitário", ressaltou a pedagoga Maria do Socorro Oliveira Miranda, que acrescentou que a atividade vai ser somada às horas que eles estão cumprindo em outras instituições, para obter a conclusão da medida socioeducativa.
Os jovens contaram que se sentiram acolhidos pelos técnicos e também pelos funcionários das universidades. E se despediram dizendo: "Até a próxima. Mas vamos voltar como alunos da universidade".
Geisa de Oliveira Agência Santarém