quinta-feira, 16 de agosto de 2018

44º Festival Folclórico de Santarém inicia na próxima semana


A Praça Barão de Santarém novamente receberá o colorido, a criatividade e a alegria dos ritmos do 44º Festival Folclórico de Santarém, no período de 23 a 26 de agosto de 2018, a partir das 20h. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) é parceira do evento que está sob a responsabilidade da Associação Santarena de Grupos Folclóricos (Asgruf), Associação Folclórica Arte e Cultural Tapajônica (Asfacult), Associação da Liga Independente de Grupos Folclóricos de Santarém (Alisgrufs).
Na abertura do evento seis grupos irão se apresentar distribuídos nas categorias de quadrilha tradicional e dança. Ingressos, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Segundo o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, o evento faz parte do calendário anual de atividades culturais e é sempre muito aguardado pela população santarena e visitantes. "O nosso interesse é sempre fomentar a cultura, o que inclui o Festival Folclórico, desde o primeiro ano do governo Nélio Aguiar, estamos na parceria. É uma festa muito bonita, a manutenção da tradição santarena. O Festival tem vários estilos, que pertencem a nossa cultura popular. E mais uma vez estaremos na parceira dessa arte folclórica", destacou.
Este ano participam do evento 31 grupos folclóricos. De acordo com o regulamento o Festival caracteriza-se como competitivo, exceto, a categoria Dança que não concorre a título, no entanto receberá prêmio de participação. Os demais grupos folclóricos concorrerão a titulação e premiação de 1º, 2º e 3º lugares. As premiações em dinheiro de cada categoria serão retiradas da arrecadação líquida da bilheteria ao, 1º Lugar: 50% da arrecadação líquida, ao 2º Lugar: 30% e 3º Lugar: 20%.
Para avaliar os grupos folclóricos que disputam títulos e premiação, o corpo de jurados será formado por no mínimo três pessoas. A apuração do 44º Festival Folclórico de Santarém ocorrerá sempre no dia seguinte a apresentação de cada categoria, às 14h, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura.
Ordem de Apresentação
Dia 23 (quinta-feira):
Categoria: Quadrilha Tradicional
Estrela Dalva
Trevo do Amor
5 Aros
Flor do Pará
Categoria: Danças
Lundum Arco Íris
Lundum 5 Aros
Dia 24 (sexta-feira)
Categoria: Quadrilha Estilizada
Aquarela do Brasil
Swing na Roça
Funk na Roça
Big Bem
Raiar do Sertão
Baila Brasil
Junina Caipira
Mistura Brasileira
Dia 25 (sábado)
Categoria: Carimbó
Sedução de Carimbó
Regional Tapajoara
Conquista de Carimbó
Compasso de Carimbó
Bailado de Carimbó
Festa de Carimbó
Mistura de Carimbó
Raizes Caboclas
Carimbó do Pará
Dia 26 (domingo)
Categoria: Humorística
Só Fuleragem
Fogo das Atrevidas
Patricinhas do Riso
Bofes e Babados
Turbinadas
Cruzeiros das Loucas
Indecisos na Roça
Piratas do Caribé


Mais informações:
Alciane Ayres – Assessora de imprensa da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Alciane Ayres Agência Santarém