quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Feirantes do antigo Tablado voltam a trabalhar normalmente após Ordem Judicial

Desde a última semana, após deixarem a Feira do Tablado em cumprimento a uma ordem judicial, feirantes voltaram a trabalhar normalmente, agora na área externa do Mercado Tupaiulândia. Mas pra isso acontecer, a Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Agricultura e Pesca (Semap), precisou adequar o novo local de acordo com as normas que Ministério Público prevê.
O local recebeu serviços de infraestrutura como: aterro, piso e ainda continua a receber. O espaço já oferece segurança e acessibilidade aos feirantes e principalmente aos consumidores.
O Mercado Tupaiulândia que fica localizado na Av. Magalhães Barata, bairro Caranazal foi cedido pela administração municipal aos vendedores para exploração gratuita por 50 anos sem pagar nada ao município. A associação que atualmente é composta por 75 feirantes aceitou a proposta. No acordo judicial ficou certo que toda construção externa no mercado seria de responsabilidade da Associação. No entanto, pensando no bem estar de todos a Prefeitura de Santarém assumiu uma responsabilidade extra-oficialmente do acordo judicial que era aterrar e cimentar toda a área externa. Os serviços foram realizados no local. Uma frente de serviço da Seminfra ainda continua na área finalizando o aterramento e limpeza de todo o espaço.
O secretário da Agricultura Bruno Costa explicou que os feirantes solicitaram a mudança, mas também pediram ao município adequações necessárias no novo local que pudessem oferecer a eles mais comodidade. O acordo foi cumprido. “Os feirantes solicitaram ao município um lugar mais adequado e que pudesse atender às necessidades de quem trabalha e de quem consome na feira. O novo local foi bem aceito por eles, que necessitavam de um espaço com mais infraestrutura e que proporcionasse mais conforto para os clientes. Fizemos os serviços paliativos na área e ainda estamos no local trabalhando para melhorar cada vez mais”, destacou o secretário.
Durante várias reuniões, os feirantes puderam expor suas dificuldades e expectativas, perante a administração municipal. Eles sempre foram bem atendidos pelo município.
A Feira do Tablado funcionou por 60 anos na Avenida Tapajós, em frente ao Mercadão 2000. Lá eram vendidas frutas, farinha, lanches, entre outros produtos derivados da Agricultura Familiar. O motivo da retirada dos feirantes do local deu-se por o local apresentar precárias condições higiênico-sanitárias com risco à saúde pública dos consumidores e feirantes. A ação de despacho da decisão liminar é do juiz Claytoney Passos Ferreira, da 6ª Vara Cível e Empresarial de Santarém.
Os feirantes ainda estão em fase de adaptação. A Associação atualmente é composta por 75 vendedores distribuídos em 45 bancas.
Fonte: RG 15