terça-feira, 18 de setembro de 2018

Incêndio no Museu Nacional será tema de aula pública no Centro Cultural João Fona

Na organização estão a Prefeitura de Santarém e a Ufopa

Uma aula pública com o tema "Luto e revolta pelo incêndio do Museu Nacional" será realizada nesta terça-feira (18), das 17h às 20h, nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF). A dinâmica trará reflexões sobre o incêndio de grandes proporções que destruiu boa parte do acervo histórico do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, São Cristovão, Zona Norte do Rio de Janeiro, em 2 de setembro. A iniciativa é do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A Prefeitura de Santarém é parceira na organização, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Segundo o professor do PAA/ICS/Ufopa Diego Amoedo Martinez uma vasta programação será ofertada na aula pública em três momentos.Um profissional da área e um bolsista que estavam com trabalhos no Museu Nacional darão seus depoimentos. "Os eixos de debates e reflexões serão o incêndio do Museu Nacional e as coleções do Oeste do Pará, bem como o Museu Nacional a partir do olhar de seus pesquisadores e os processos de musealização e patrimonialização na nossa região. Teremos excelentes profissionais, participação dos acadêmicos e de servidores públicos municipais do Centro Cultural João Fona", detalhou o professor.
A chefe de Seção do Centro Cultural João Fona, Patrícia Chaves destaca a importância do debate. "Excelente essa parceria em reforçar o zelo em resguardar o patrimônio histórico cultural. O governo municipal sempre está atento ao Centro Cultural. Aqui temos vigilância interna 24 horas, extintores de incêndio e apoio da vigilância da Polícia Militar. O prédio passou por restauro e manutenção completa em agosto de 2015", reforçou.

Mais informações:
Alciane Ayres – Assessora de comunicação da Semc
Contatos: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Alciane Ayres Agência Santarém