terça-feira, 18 de setembro de 2018

Veja a programação, identidade visual e Hotsite do Çairé 2018



A Prefeitura de Santarém apresentou no dia 11 deste mês, durante coletiva de imprensa, a programação, identidade visual e hotsite do Çairé 2018. A cerimônia foi realizada no Theatro Municipal Victória e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, autoridades da segurança pública, autoridades do poder judiciário, secretários municipais de Gestão (Josilene Pinto), de Trânsito (Paulo Jesus), de Assistência Social (Celsa Brito), de Cultura (Luís Figueira), de Saúde (Dayane Lima), de Meio Ambiente (Vânia Portela), de Agricultura (Bruno Costa), de Planejamento (Ruy Corrêa), de Turismo (Diego Pinho), vereadores e veículos de comunicação. Na ocasião, o prefeito assinou decreto que transfere a sede do poder executivo para a Vila de Alter do Chão, durante os cinco dias de festa.
Com o tema “Crença e Magia. Encantos da Amazônia”, o governo municipal propõe novamente o resgate da verdadeira essência do Çairé, que está diretamente ligada à devoção à Santíssima Trindade.
“O Çairé é um evento de governo onde todas as secretarias estão envolvidas. Nossa programação está focada na identidade cultural da festa, na manifestação religiosa do povo de Alter do Chão, focada na valorização da nossa cultura, na valorização da identidade de um povo. Recebemos muitas cobranças de atrações nacionais, mas o momento ainda não é oportuno devido a dificuldades orçamentárias. Um show nacional não custa menos de 250 a 300 mil e nós preferimos investir na estrutura, na segurança, na organização de um Çairé de paz. O nosso investimento será também nas maiores atrações da festa, que são os Botos Cor de Rosa e Tucuxi”, informou o prefeito Nélio Aguiar.
O selo do Çairé 2018 mantém o foco no religioso da festa com a intenção de reafirmar 300 anos de história e cultura. Na composição da marca, foram utilizadas as cores predominantes oficiais do Çairé usadas na Santíssima Trindade: Azul, Vermelho, Amarelo e Verde. O formato triangular que dá forma ao selo e ao estandarte remete aos traços boraris que são os povos nativos que já viviam na região de Alter do Chão e que criaram o Çairé.
As atividades iniciam dia 15 de setembro, às 5h com alvorada que anunciará a Procissão Fluvial de Busca dos Mastros. A procissão que segue pelo Lago Verde até a floresta de onde os mastros serão retirados, inicia às 8h. Os mastros serão levados à Praia da Gurita (Praia do Cajueiro), onde permanecem até o dia 20 de setembro, quando serão buscados, também em procissão, e levados para serem hasteados no centro da Praça do Çairé, onde ocorrerá a abertura oficial com a apresentação do primeiro rito religioso.
O rito religioso
É um momento em que os personagens do Çairé se reúnem no barracão e no entorno dele para louvar o Divino Espírito Santo. O rito é realizado todas as noites de Çairé, às 19h. Na celebração, as rezadeiras são personagens marcantes, pois são responsáveis por entoar as rezas e ladainhas. Outro momento importante da celebração é o ritual do beija-fita, no qual os devotos beijam as fitas coloridas da coroa do Espírito Santo, em demonstração de agradecimento por graças alcançadas.
Atrações
A música e a dança regional estarão em destaque durante os dias de festa. O público poderá prestigiar, no total, 16 atrações musicais, entre elas: Banda Ricardão, de Walluc & El Puxirum, Show Amazonas do Tapajós junto com Sebastião Tapajós, Banda Amazon Beach, Nato Aguiar & Eduardo Dias, Carimbó – Tatu Kanastra, Carimbó-Silvan Galvão, Black Hotel, Jana Figarella, Arraial da Pavulagem, Banda Quinta Dimensão, Banda Tapajoara, Chorimbó da Dona Glória e Banda Cintura Fina.
Nas principais noites as atrações musicais serão: Na sexta-feira (21) terá Show do cantor cereanse Dedim Gouveia, considerado o Rei do Xote no Brasil. No sábado (22), a atração será David Assayag, um dos principais nomes do Festival Folclórico de Parintins.
Outro espetáculo a parte que envolve música, dança e dramatização é o Festival dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, que este ano será realizado no dia 22 de setembro (sábado). O primeiro a se apresentar será o Tucuxi, às 21h30. Em seguida, o Cor de Rosa, à meia noite. (Confira a programação completa abaixo).
Sala de Gestão
A Prefeitura de Santarém segue com a proposta de trabalho integrado entre os órgãos de segurança, por isso, pelo segundo ano consecutivo contará com a “Sala de Gestão”. Uma estrutura será montada na Praça do Çairé e nela estarão chefes dos principais órgãos de segurança, instituições e representação das secretarias municipais ligados à organização do evento. O objetivo da Sala de Gestão é concentrar todas as soluções dos mais variados problemas em um único local, como uma espécie de central. O espaço também servirá como local de atendimento aos turistas.
Segurança
A Polícia Militar vai destacar um efetivo com 500 militares, distribuídos nos cinco dias de evento a pé, moto patrulhamento (Rocam), policiamento nas praias, viaturas, Grupamento Tático Operacional e Cavalaria.
O 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) terá 20 militares bombeiros em atividade no primeiro dia e nos demais dias serão destacados 30 militares. Eles atuarão no serviço de prontidão e guarda-vidas e farão fiscalização nas catraias com foco nos equipamentos de segurança.
A Capitania Fluvial de Santarém estará com 8 a 12 militares, uma lancha e um Jet Ski realizando fiscalização de documentos dos condutores de embarcações
O Departamento de Trânsito (Detran) contará com o serviço de 35 agentes de trânsito distribuídos na barreira na Rodovia Everaldo Martins e dentro da Vila balneária de Alter do Chão. Será realizado sistema de rodízio na barreira e em pontos estratégicos ao longo da Rodovia, com a intenção de coibir excesso de velocidade, além de fazer o fluxo de veículos fluir de forma segura. Será realizado teste do etilômetro.
Imprensa
Os veículos de comunicação que desejarem fazer a cobertura da festa precisam se credenciar. Basta preencher formulário que consta no hotsite do Çairé 2018. Para chegar ao formulário clique AQUI.
Programação oficial do Çairé 2018
15/09 (Sábado)
05h00 – Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
08h00 – Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago/Rio)
22h00 – Festa dos Mastros – Banda Pegada do Forró (Clube Luso)
20/09 (Quinta-Feira)
05h00 – Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
06h30 – Busca dos Juízes e Procuradores para o Barracão (Praça do Çairé)
08h00 – Benção Inicial | Procissão Buscas dos Mastros na Praia da Gurita | Hasteamento das Bandeiras (Brasil/Pará/Santarém/Escolas/Entidades) | Rito de Levantamento dos Mastros | Procissão de Benção dos Mastros | Corte Simbólico da fita (Dona Luzia Lobato e Santília Alves) | Visitas às Barracas da Festa pelos Juízes | Café da Manhã (Praça do Çairé)
12h00 – Rito Religioso | Folia | Apresentação Espanta-Cão | Almoço Rito Religioso (Praça do Çairé)
18h00 – Folia (Praça do Çairé)
19h00 – Ladainha | Procissão ao Redor do Mastro | Cerimônia Beija-Fita (Praça do Çairé)
20h00 – Jantar Rito Religioso (Praça do Çairé)
20h00 – Show Atração Local – Walluc & El Puxirum + Atração local (Palco Externo da Praça do Çairé)
21h00 – Danças Tradicionais* (Lago dos Botos)
22h30 – Carimbós Campeões do Festival Folclórico 2018 – 03 Grupos (Lago dos Botos)
00h00 – Banda Ricardão (Lago dos Botos)
(*) Dança dos Idosos | Ritual Indígena | Dança da Escola | Carimbó Beira de Rio.
21/09 (Sexta-Feira)
05h00 – Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 – Café da Manhã (Praça do Çairé)
12h00 – Rito Religioso | Folia | Almoço Rito Religioso (Praça do Çairé)
14h00 – Carimbó – Cumaru (Praça Sete de Setembro)
16h00 – Carimbó – Kuatá (Praça Sete de Setembro)
18h00 – Folia (Praça do Çairé)
19h00 – Ladainha | Procissão ao Redor do Mastro | Cerimônia Beija Flor (Praça do Çairé)
20h00 – Jantar Rito Religioso (Praça do Çairé)
20h00 – Show Atração Local – Vicente Filho & César Brasil + Atração local (Palco Externo Praça do Çairé)
21h00 – Show Amazonas do Tapajós – 06 Cantoras + Sebastião Tapajós (Lago dos Botos)
22h30 – Show Dedim Gouveia (Lago dos Botos)
00h00 – Banda Amazon Beach (Lago dos Botos)
22/09 (Sábado)
05h00 – Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 – Café da Manhã (Praça do Çairé)
10h00 – Carimbó – Banzeiros (Praça Sete de Setembro)
12h00 – Rito Religioso | Folia | Almoço Religioso (Praça do Çairé)
14h00 – Carimbó – Cobra Grande (Praça Sete de Setembro)
16h00 – Futevôlei (Praia do Cajueiro)
16h00 – Arrastão de Carimbó (Praça Sete de Setembro para Praça do Çairé)
18h00 – Folia (Praça do Çairé)
19h00 – Ladainha | Procissão ao Redor do Mastro | Cerimônia Beija Flor (Praça do Çairé)
20h00 – Jantar Rito Religioso (Praça do Çairé)
20h00 – Show Atração Local – Nato Aguiar & Eduardo Dias + Atração local (Palco Externo do Praça do Çairé)
21h30 – Esquenta Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
22h00 – Apresentação Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
00h15 – Esquenta Boto Cor-de-Rosa (Lago dos Botos)
00h45 – Apresentação Boto Cor-de-Rosa (Lago dos Botos)
03h00 – Show David Assayag (Lago dos Botos)
23/09 (Domingo)
05h00 – Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 – Café da Manhã (Praça do Çairé)
10h00 – Carimbó – Tatu Kanastra (Praça Sete de Setembro)
12h00 – Folia | Rito de Agradecimento | Almoço Religioso (Praça do Çairé)
14h00 – Carimbó – Silvan Galvão (Praça Sete de Setembro)
16h00 – Futevôlei (Praia do Cajueiro)
16h00 – Arrastão de Carimbó (Praça Sete de Setembro para Praça do Çairé)
18h00 – Folia (Praça do Çairé)
19h00 – Rito Religioso | Celebração da Santa Missa (Praça do Çairé)
20h30 – Show – Black Hotel (Lago dos Botos)
20h30 – Show – Jana Figarella (Praça Sete de Setembro)
21h30 – Show – Arraial do Pavulagem & Convidados (Praça Sete de Setembro)
23h00 – Banda Quinta Dimensão (Lago dos Botos)
00h30 – Banda Tapajoara (Lago dos Botos)
24/09 (Segunda-Feira)
05h00 – Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 – Café da Manhã (Praça do Çairé)
08h00 – Rito Religioso | Bênção Final | Derrubada dos Mastros | Procissão para Guardar Mastros | Macucauá | Desfeiteira | Quebra-Macaxeira | Distribuição de Tarubá (com ou sem cachaça) – (Praça do Çairé)
12h00 – Cecuiara/Almoço Confraternização Rito Religioso (Praça do Çairé)
17h00 – Apuração Votos Botos (Lago dos Botos)
20h00 – Chorimbó – Dona Glória (Palco Externo da Praça do Çairé)
21h00 – Festas dos Barraqueiros – Banda Cintura Fina (Lago dos Botos)
Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém