quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Valdir Matias Jr. solicita área para baliza de condutores em Santarém

Valdir Matias Jr. solicita área para baliza de condutores em Santarém 

Valdir Matias Jr. (PV)
Foi protocolada no gabinete do vereador, uma solicitação feita pela Associação das Autoescolas do Oeste do Pará, pedindo apoio parlamentar para a aquisição de uma área para formação de motoristas no município
 O vereador Valdir Matias Jr. (PV) usou a tribuna da Câmara de Vereadores, para informar ao plenário da Casa, que foi protocolado em seu gabinete, um documento assinado pela Associação das Autoescolas do Oeste do Pará (AAEOPA), solicitando apoio do Poder Legislativo junto à Prefeitura de Santarém para a destinação de um espaço apropriado para que as autoescolas do município possam aprimorar a formação dos condutores, durante as aulas de balizamento.
Há anos que a categoria carece de uma área específica para realizar as aulas práticas, que exigem atenção e condições apropriadas para o aperfeiçoamento dos futuros motoristas. Segundo a associação das autoescolas, os custos para a realização desta parte do curso de formação de condutores em área própria são exorbitantes. Atualmente, as aulas são realizadas em um local de chão batido próximo à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Mas, ainda segundo a instituição, a área é totalmente inadequada, já que há muitos buracos, lama, mato, além de risco de violência, que dificultam ainda mais o processo de aprendizagem motorizada.
O líder do PV informou que está bastante sensibilizado com a classe dos donos de autoescola e que vai apresentar um requerimento, assinado também pelo vereador Alaércio Cardoso, à Mesa Diretora da Câmara, solicitando ao Poder Executivo a liberação da área externa do Estádio Colosso do Tapajós, que está em ótimas condições para receber a atividade pretendida pelas autoescolas, já que está pavimentada, sinalizada e bem localizada. “Os donos da autoescolas pedem que a Prefeitura conceda apenas uma parte desse espaço, que já viabiliza o trabalho que é todo feito em benefício da própria população, já que a atividade é para a formação de condutores de veículos”, reforçou o vereador Valdir Matias Jr.
Em sua fala, o parlamentar também destacou que a atividade é  importante para o setor de serviços do município, uma vez que, além de atuar na qualificação de futuros motoristas, gera emprego e renda para a cidade.
No documento endereçado ao líder do PV, o representante da Associação dos Condutores do Oeste do Pará, Jones Campos da Silva, informa que em Belém e Marabá, além de outros municípios, as autoescolas tiveram pleitos semelhantes atendidos pelo Poder Público, sem nenhum tipo de ônus aos cofres municipais.
A cessão da área pública pode ocorrer por meio de decreto municipal e atenderia aos interesses da categoria.
Por Marcos Santos – Assessor de Imprensa do vereador Valdir Matias Jr.