sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Encontro tenta 'decifrar' a tarifa de energia

Ontem (24), a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e o Centro das Indústrias do Pará (CIP) promoveram um encontro para discutir o modelo da cobrança tarifária e também esclarecer dúvidas sobre o setor elétrico. O encontro contou com a participação do Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rodrigo Limp, que respondeu alguns questionamentos e explicou como funciona o modelo tarifário nacional. “O encontro foi promovido para estabelecer o diálogo entre a população, órgãos competentes e indústrias, para que a pessoas possam entender porque a gente paga uma energia tão cara”, disse o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos.
A Aneel é quem define o valor de todas as tarifas de energia elétrica do país, levando em consideração fatores como os custos de geração e transmissão, além dos encargos setoriais. A instituição vem também revisando o modelo setorial e adotando soluções para equacionar o custo elevado das tarifas.
Alguns fatores como o impacto das perdas durante a transmissão de energia, o grande índice de inadimplência e os furtos da rede elétrica (os famosos “gatos”), contribuem para uma tarifa de conta mais alta para os consumidores.
Só no ano passado, a agência homologou um reajuste de 11,75% para a Celpa, portanto, uma conta que tem o custo atual de R$ 100,00, apenas R$ 22,42 desse valor fica efetivamente com a Celpa para operar, manter e expandir o sistema. O restante, 78%, dizem respeito aos custos com a compra de energia, encargos setoriais, transmissão e tributos, que não são gerenciados pela concessionária.