quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Grupo de trabalho dará continuidade à discussão da proposta de lei do Plano de Arborização Municipal

Programação da manhã do Workshop contou com a presença do Prefeito Nélio Aguiar e demais autoridadesComo resultado das discussões da tarde desta quarta-feira (30), abordadas no I Workshop do Projeto Floresta Urbana, um grupo de trabalho será formado para dar continuidade as propostas do Projeto de Lei do Plano Municipal de Arborização de Santarém.
A programação que ocorreu no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra) e Educação (Semed), em conjunto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Centrais Elétricas do Estado do Pará (Celpa).
Ivan Aragão ministrou palestra aos presentesO engenheiro agrônomo e executivo de meio ambiente da Celpa, Ivan Aragão, foi o palestrante da programação desta tarde. Ivan fez parte da construção do Plano de Arborização de Belém (PA). Segundo ele, na época a elaboração foi concluída com a aprovação unânime da Lei nº 8.909 de 2012 e do Decreto 75.278 de 2013, após um amplo debate com a sociedade.
"O plano de Belém surgiu a partir dos conflitos do crescimento urbano como o plantio de árvores em locais inadequados e de espécies inapropriadas para as características da região. O projeto foi dirigido pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade com apoio do Ministério Público Estadual e várias outras instituições convidadas. Foi formado o grupo de trabalho que discutiu uma minuta da lei, passou por audiência pública, depois foi para a Câmara de Vereadores e sancionada pelo executivo municipal", informou o engenheiro.
O secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa acrescentou que todos os esforços realizados até agora já são grandes passos para a conquista de uma cidade arborizada. "Todo esse processo abriu caminhos para a consolidação do plano. Os dados do inventário vão subsidiar as próximas etapas e a elaboração da proposta de minuta poderá ser aperfeiçoada."
Saiba mais...
Evento reuniu autoridades e representantes dos interesses abordadosApós a realização do I Wokshop do Projeto Floresta Urbana a equipe deve realizar novas reuniões e convidar as mais diversas entidades para compor o grupo de trabalho.
Programação
31/01/2019 (Quinta-feira)
Local: Parque da Cidade
8h30 às 9h15 – Apresentação sobre a importância do Parque da Cidade para a arborização da cidade de Santarém. Apresentação: Flávio Nascimento;
9h15 às 9h45 – Apresentação do Projeto "Baderna". Apresentação: Prof. Raimundo José Ferreira;
9h45 às 11h30 – Visita ao Parque da Cidade, ao Viveiro e ao modelo pensado para plantio em via pública;
11h30 às 12h – Considerações finais
Júlio C. Guimarães Agência Santarém