Em relação ao procedimento feito pela Semap, a prioridade são árvores em espaços públicos como parques e canteiros públicos. No caso das ruas, a atividade obedece a ordem de chegada da solicitação, ou seja, atende a um cronograma e cada caso é analisado individualmente. Se o serviço for emergencial, o atendimento é imediato e feito baseado na análise de risco.

O cidadão pode realizar o corte ou poda de árvores em locais públicos?
O corte ou poda de árvores em locais públicos é competência da Prefeitura de Santarém. Cidadãos não podem cortar ou podar de forma brusca árvores que estejam nesses locais sob a pena de serem notificados. O cidadão que cortar árvore sem a autorização de órgão competente poderá responder por supressão vegetal, conforme o Código Ambiental de Santarém, Lei nº 17.894/2004, art. 152, inciso V. As espécies, consideradas madeiras de lei, seguem as punições previstas em norma específica.
Quando o serviço de corte ou poda envolve desligamento da rede elétrica, para não colocar em risco moradores e transeuntes, a ação é feita pela concessionária de energia elétrica. Existe uma equipe especializada em poda de árvores. Vá até uma das agências e registre sua informação. A concessionária incluirá em seu plano de manutenção para efetuar a poda. O serviço é gratuito.
Importância da Arborização
De uma maneira geral, a arborização é muito importante dentro do espaço urbano. Os benefícios para o meio ambiente são visíveis: diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo resultam em maior qualidade de vida. Para manter isso e garantir essas vantagens naturais, é preciso que as árvores se mantenham tratadas e bem cuidadas.
Canteiro Central na Avenida Cuiabá

Luan Rodrigues Agência Santarém