Segundo o vereador, o “Dia Municipal do Artesanato”, além de homenagear e estimular os profissionais santareno, vai fomentar as vendas dos produtos e aquecer a economia local. 
O vereador Valdir Matias Jr. (PV) anunciou, durante a sessão da última segunda-feira (18/02), e protocolou na tarde desta terça-feira (19/02), um Projeto de Lei, instituindo o “Dia Municipal do Artesanato”. De acordo com o líder do PV, a data comemorativa é para homenagear os artesãos santarenos que muito contribuem com a cultura e o artesanato do município. O projeto foi lido em plenário e encaminhado para o trâmite regimental nas comissões pertinentes da Casa.
O Dia Nacional do Artesão é comemorado no dia 19 de março, mas Valdir considera relevante a criação de um projeto municipal para valorizar os profissionais da Pérola do Tapajós, cujo artesanato tem reconhecimento internacional por conta dos muitos trabalhos feitos por artistas como Laurimar Leal, Dica Frazão, Izauro do Barro, Roque Lima, Fona Camargo, Ana Leal, Romana Leal, entre outros renomados artistas reconhecidos por suas incríveis obras.
Na ocasião, o primeiro vice-presidente do Poder Legislativo destacou que atualmente mais de 600 famílias em Santarém estão envolvidas diretamente com o artesanato, produzindo peças que são comercializadas em pontos específicos da cidade, como o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão, e no Terminal Fluvial Turístico (TFT), na orla da cidade. Além disso, Matias Jr. lembrou que o artesanato impulsiona uma importante cadeia produtiva na economia do município, gerando renda e emprego para muitas pessoas, cooperativas, associações de moradores, grupos de mães e artistas autônomos que vivem exclusivamente da confecção de obras feitas a partir de matéria-prima extraída da própria natureza. “As cuias pintadas, a confecção de cestas no Arapiuns, peças de barro, peças em madeira, sementes, raízes, são obras que valorizam o nosso artesanato, contribuem com a cultura e fomenta o turismo de Santarém”, disse.
Com a criação do “Dia Municipal do Artesanato”, o vereador acredita que a iniciativa vai estimular ainda mais os artesãos de Santarém, além de fomentar as vendas dos produtos. O líder do PV também aceitou uma sugestão dada pelo vereador Ronan Liberal Jr., sobre a possibilidade de, após instituído o “Dia do Artesão”, realizar exposições no hall do prédio da Câmara de Vereadores, com os trabalhos dos artesãos santarenos. “A instituição de uma data que valoriza esse segmento se faz necessário para potencializar a atividade em nosso município, aumentando as vendas dos produtos dos nossos artesãos e aquecendo a economia local”, finalizou o parlamentar.
Por Marcos Santos – Assessor de Imprensa do vereador Valdir Matias Jr.