sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

UBS revitalizada vai beneficiar milhares de famílias no Aeroporto Velho

Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) recebe atenção especial da gestão municipal. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou na manhã desta quinta-feira (14), o prédio da UBS Aeroporto Velho, totalmente reformado.
A solenidade de entrega contou com a participação de vereadores, dentre eles o presidente da Casa, vereador Emir Aguiar; secretários municipais, dentre eles a secretária de saúde, Dayane Lima; servidores da UBS; lideranças do bairro, com destaque para a presidente do Conselho Comunitário do Aeroporto Velho, Fátima Rebouças; além do vice-prefeito José Maria Tapajós e do prefeito Nélio Aguiar.
As obras incluíram a reforma dos banheiros, manutenção da parte elétrica e hidráulica, troca de parte do piso, calçamento externo e pintura geral. Foram trocadas fechaduras, pias, torneiras, caixas de descarga, vidros das janelas que estavam todos quebrados, lâmpadas e luminárias. Foi construída ainda uma calçada com ladrilho e rampa, para acessibilidade de cadeirantes e deficientes visuais.
"Muito importante uma melhoria como esta. A reforma da unidade garante um ambiente de trabalho mais saudável e traz melhorias nos atendimentos das pessoas", garante Miriam Almeida, enfermeira da unidade.
Para a presidente do Conselho Comunitário do Bairro, Fátima Rebouças, a estrutura da UBS estava bem precária, pois os banheiros e os vidros das janelas estavam quebrados, o bebedouro e as centrais de ar não estavam funcionando. "Médicos, enfermeiros e pacientes sentiam a necessidade de melhorias. Esta ação demonstra um grande avanço para os moradores do nosso bairro que procuram atendimento nessa unidade de saúde", afirma.
Ao todo, cerca de 60 pessoas passam diariamente pela UBS Aeroporto Velho, que funciona das 8h às 17h, gerando um atendimento médio de 1.800 pessoas por mês. Nela, são disponibilizados atendimentos médico, odontológico, de enfermagem, vacinação, pré-natal, crescimento e desenvolvimento (CD) infantil, entre outros. "Trata-se de uma demanda que justifica a necessidade de melhorias. Esta obra representa o esforço da gestão e de toda uma equipe de servidores da saúde, que se dedicaram, incansávelmente para entregar a UBS revitalizada, fortalecendo a política de atenção básica no nosso município", destaca Dayane Lima, secretária de saúde.
O prefeito Nélio Aguiar lembrou que a UBS Aeroporto Velho foi inaugurada na gestão do ex-prefeito Lira Maia, no dia 20 de junho de 2001, e desde então não passava por reforma geral. "Fizemos uma visita a esta UBS no ano passado [2018], juntamente com a presidente da associação de moradores do bairro. Este ano a unidade já vai fazer 18 anos e nunca havia passado por reforma. Realmente estava muito precária. A gente fez essa revitalização atendendo a reivindicação dos moradores e com certeza ficou mais adequada, mais receptiva, melhorando as condições de trabalho dos nossos colaboradores e também vai atender melhor os usuários", conclui.
As obras fazem parte do plano de gestão da Prefeitura de Santarém que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem contemplando ainda a construção de mais quatro UBS's: UBS São José, UBS Alter do Chão, UBS Área Verde e UBS Salvação.
Dayse Lima Agência Santarém