O popular socialista usou a tribuna, durante a sessão desta terça-feira (12/02), para falar de um projeto de lei, de autoria dele, que propõe a obrigatoriedade do Poder Público Municipal de fazer o controle da reprodução de cães e gatos.
De acordo com o vereador, a população desses animais aumenta a cada ano. “Muitas pessoas não têm condições de mandar castrar os animais”, destacou o parlamentar que deu como exemplo a situação do Parque da Cidade, o qual estaria tomado por gatos. “Muitos problemas se acarretam em função da falta de controle”, enfatiza.
Serique passou, então, a outro assunto. Dirigindo-se ao vereador Delegado Jardel Guimarães (PODEMOS), que o antecedeu na tribuna, sugeriu ao colega que não adiantaria ele subir à tribuna uma vez ao mês, como prometera, “para pautar um problema”. O parlamentar do PPS opinou que Jardel procurasse diretamente o prefeito para tratar da demanda do concurso para guarda municipal.
Dayan Serique disse que apoia a pauta, lembrando que no primeiro mandato dele defendera que a guarda municipal deveria ser armada. “Entendo que se for desarmada é vigia, segurança, mas não é guarda”, afirmou o vereador, acrescentando que dispor o serviço desarmado colocaria “pessoas em situação vexatória”.
O parlamentar salientou que acredita na existência uma fonte de recurso por meio do Governo Federal para a implantação do serviço. “O certo é que Santarém precisa de uma guarda municipal”, ressalta. Ele indicou a Jardel que obtenha informações acerca da questão para poder procurar o Chefe do Executivo, e se colocou à disposição, propondo, inclusive, a formação de uma comissão de vereadores para endossar a reivindicação.
Dayan salientou ainda que guarda municipal pode exercer o papel de agente de trânsito, o que, na visão dele, tornaria desnecessária a realização de dois concursos para cada um desses cargos.