segunda-feira, 18 de março de 2019

MPPA fiscaliza lagoas de contenção de rejeitos da Alcoa


O MPPA solicitou à empresa mineradora de bauxita o plano de ação de emergência em caso de rompimentos e as providências para que a população do entorno conheça seu conteúdo.
As lagoas de contenção de rejeitos da mineradora Alcoa em Juruti, oeste do Pará, foram vistoriadas pela Promotoria de Justiça de Juruti na semana passada, com apoio do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) do polo Baixo Amazonas. A vistoria decorre de atuação do Grupo de Trabalho de Estudos e Segurança de Barragens no Estado do Pará (GT Barragens), constituído em janeiro deste ano pelo governo do Estado, do qual o MPPA faz parte por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), com objetivo de fiscalizar as barragens existentes no Pará.
A promotora de justiça Ione Missae Nakamura, que responde por Juruti, realizou a vistoria na planta administrativa e industrial da empresa, acompanhada do engenheiro civil Marcus Sampaio, do MPPA, e da equipe técnica da empresa. Após conhecer a planta industrial, onde se realiza o beneficiamento do minério bauxita, a equipe foi levada para as lagoas de deposição de rejeitos, locais onde são direcionados os produtos resultantes da lavagem da bauxita.