segunda-feira, 18 de março de 2019

Prefeito vai até às comunidades da Santarém-Curuá-Una receber demandas prioritárias

Nélio Aguiar: Gestão compartilhada.Dando continuidade ao modelo de gestão de forma compartilhada com as comunidades mais afastadas do município, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar junto com sua comitiva de governo reuniu na tarde desta sexta-feira, 15, na comunidade de Guaraná e no distrito de Boa Esperança, região de Planalto às margens da rodovia estadual Santarém-Curuá-Una (PA-370). A maioria das demandas apresentadas ao gestor municipal diz respeito à recuperação de ramais, regularização fundiária e energia elétrica. Acompanharam o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós, os vereadores Dayan Serique, Ronan Liberal Jr., Maria José Maia, Alaércio Cardoso e Chiquinho da Umes, além do chefe de gabinete Erasmo Maia e do secretário de Agriculta e Pesca Bruno Costa.
A primeira reunião aconteceu na comunidade de Guaraná com lideranças de dezenas de comunidades do entorno e moradores locais. O encontro aconteceu na escola municipal São Félix. Aberto espaço para as lideranças se manifestarem, Admildo Viana dos santos, presidente da Associação da Comunidade de Lagoa Azul, solicitou ajuda junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para regularização das terras dos pequenos produtores da comunidade que, por falta de documentação, não conseguem recursos junto às instituições bancárias para o fomento de suas produções.
Lideranças apresentaram demandas prioritárias."Essa ajuda é muito importante para que nossos produtores possam conseguir recursos junto aos bancos e produzir bem mais. A falta de regularização de nossas terras impede a aquisição desses recursos", justificou Santos.
Antônio Jacó, presidente da Associação de Lírio dos Vales, pediu a recuperação de alguns trechos de ramais que são de grande importância para o escoamento da produção e trafego de moradores. "Sabemos que as chuvas dificultam, nossa prioridade é a recuperação de ramais", disse a liderança.
Nélio Aguiar inspecionou obra da quadra poliesportiva em Guaraná.Francisco Lima, presidente da Associação de Guaraná, juntamente com Reginaldo da Silva, pres. Comunidade de Pinha Una, e Raila Batista da comunidade de Santa Maria solicitaram aperfeiçoamento, ampliação de linha elétrica, hidráulica e capacidade para microssistemas de abastecimento. "Essas melhorias são as nossas principais prioridades hoje", disse Francisco Lima.
Após ouvir e receber por escrito as demandas prioritárias, o prefeito Nélio Aguiar destacou a importância da abertura de diálogo com as comunidades para aperfeiçoar uma gestão compartilhada.
"É muito importante esse exercício, compromisso de governo. Governar para todos e ouvindo a comunidade. Receber as comunidades e lideranças do Guaraná e comunidades vizinhas, contando, contudo, com a compreensão deles, eles elegeram suas prioridades. Nós recebemos essas prioridades e vamos colocar em nosso planejamento. Algumas demandas a gente executa com nosso orçamento e outras por meio de parceiras com os governos federal e estadual e por meio de emendas parlamentares", explicou o gestor municipal.
Sobre as reivindicações que não cabem diretamente à Prefeitura executar, Nélio Aguiar informou que uma reunião já ficou agendada para o dia 5 de abril na comunidade de Cícero Mendes com o objetivo de apresentar soluções e com a presença dos órgãos responsáveis que serão convidados.
"Recebemos demandas de outros órgãos. Demandas que fogem as nossas atribuições e que envolvem o Incra e a Celpa, por exemplo. Já temos outra reunião agendada para o próximo dia 5 de abril na comunidade de Cícero Mendes. Vamos convidar Incra e Celpa para tratar de problemas relacionados a regularização fundiária, problemas de assentamento e energia elétrica", conclui o prefeito.
 Ainda em Guaraná, Nélio Aguiar visitou o Posto de Saúde da comunidade e as obras da quadra esportiva da escola São Félix.
 Quadra esportiva é reivindicação histórica da comunidade.
Em Atualização.
Alailson Muniz Agência Santarém