segunda-feira, 25 de março de 2019

Problemas causados por lixo nos rios é alvo de ação nas embarcações em Santarém


Ao ser levado pelas correntes fluviais, o lixo pode atingir animais, vegetais e o próprio ser humano. Foi observando esse problema socioambiental que uma intervenção junto aos comandantes e usuários de embarcações ocorreu na manhã de sábado (23) nas imediações da Praça Tiradentes.
A mobilização é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará/Santarém (Eetepa Santarém) e Marinha do Brasil/Capitania Fluvial de Santarém (MB/CFS).
A estudante do curso Técnico em Meio Ambiente, Andressa de Jesus, considera que a atividade reafirma a preocupação mundial com a vida: “Considerando o Dia Mundial da Água, esse é um momento que visa sensibilizar. Não só os donos de embarcações, mas a toda a população que tem a orla como ponto de passagem”.
Durante a iniciativa, as equipes puderam levar orientações corpo a corpo, houve a distribuição de sacos de lixo e adesivos foram colocados em lugares estratégicos trazendo a mensagem de alerta com os problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos.
O comandante de embarcação, Raimundo Miléo, contou que há toda uma preocupação com a destinação correta após cada desembarque. “Disponibilizamos lixeiras em todos os compartimentos. Ao chegar nas cidades de destino como Santarém, a nossa equipe faz o recolhimento e encaminhamos para os contêineres disponibilizados pela Prefeitura. Mas, os cuidados devem partir também de cada um passageiro”.
A atividade encerrou a programação municipal do Dia Mundial da Água que iniciou no dia 13 deste mês com diversas atividades em comunidades, escolas e bairros do município.