sexta-feira, 1 de março de 2019

SMT - Definido planejamento de trânsito para Carnaval e Cristoval 2019

Fiscalização pedirá a conscientização do motorista para termos um Carnaval de Paz e seguro.Para o período da quadra carnavalesca, que será realizado de 2 a 5 de março em Santarém e na vila de Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), já montou o planejamento de ações tanto para o Carnaval quanto para o Cristoval 2019.

Com relação aos transportes coletivos na zona urbana de Santarém, uma ordem de serviço foi expedida para as empresas de transportes coletivos para que a demanda de frota de dia útil possa atender a população. Nos dias de Cristoval, os ônibus vão circular a partir das 13 horas até às 23h e nos dias de Carnaval na Avenida Anísio Chaves, os transportes coletivos circulam até às 3 horas da madrugada. O itinerário das linhas será alterado para que os ônibus transportem as pessoas até as proximidades dos dois eventos.

Sobre a quantidade de coletivos para Alter do Chão, a SMT informa que a empresa que já presta o serviço para a vila irá disponibilizar 20 ônibus para atender aos brincantes, que serão colocados em rota gradativamente a partir da manhã de domingo (03). Caso haja necessidade, terá uma frota reserva de 13 veículos que será disponibilizada conforme a demanda de brincantes seguindo para a vila, conforme a programação na área urbana for encerrando os veiculos serão adicionados a operação para o Carnaval, totalizando 31 veículos. Na segunda (04) e terça (05), serão 20 carros que  farão o atendimento a população. Todos os coletivos passaram por vistoria e estarão com identificação da Secretaria.

O ponto de embarque dos passageiros será a Praça Tiradentes, com um posto de fiscalização funcionando no local, e outro posto de controle no terminal localizado em Alter do Chão para fiscalizar o fluxo de passageiros dentro dos coletivos.

O setor de fiscalização no trânsito distribuirá os agentes e fiscais de transporte da seguinte forma: Alter do Chão contará com o apoio de 12 agentes de trânsito e 2 fiscais de transporte, dando total apoio ao trânsito e orientando de acordo com o fluxo de veículos nos dois locais onde acontecerá o Carnaval. Para o deslocamento na vila, os agentes utilizarão a viatura.

Para o Carnaval em Santarém e Cristoval, ficarão disponíveis 18 servidores, sendo 13 agentes de trânsito e 5 fiscais de transporte. A viatura Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (Boat) ficará em Santarém. O atendimento continua sendo feito através de solicitação via Núcleo Integrado de Operações (Niop).

O ordenamento das vias às proximidades da Avenida Anísio Chaves também será realizado nesse período de Carnaval. Pela Anísio Chaves, a interdição será entre a Avenida Afonso Pena e Travessa Dália.

No Estádio Colosso do Tapajós, as interdições se darão na Avenida Sérgio Henn e Rua Ceará, dando mais segurança às pessoas que vão transitar na Avenida Muiraquitã, às proximidades das entradas do local do evento.

Em Alter do Chão, a equipe de engenharia também preparou interdições, dando maior segurança aos foliões, tanto na Praça do Çairé quanto próximo à Praça 7 de Setembro.
Marina Bandeira Agência Santarém