“Precisamos criar uma secretaria e trazer para cá recursos, para que possa apoiar o pessoal de base, não se chega ao profissional, sem investir na base”, disse o vereador Paulo Gasolina que articulou o encontro e é entusiasta da ideia de implantação da Secretaria de Esporte e Lazer em Santarém.

Na sexta-feira (15/03), o vereador Paulo Gasolina (DEM) recebeu, no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, esportistas e representantes de várias modalidades esportivas de Santarém. O objetivo da reunião foi unir instituições esportivas para fortalecer e divulgar o esporte local. Para este encontro estiveram na mesa de trabalhos, além de Paulo Gasolina (DEM), o vereador Tadeu Cunha (DEM), o secretário municipal de Cultura Luís Alberto (Pixica), Chefe de Divisão de Eventos (SEMC) Neca e o Esportista Tio Lalá.
Durante a reunião, o secretário de Cultura Luís Alberto informou que a realização de eventos esportivos está agora sob coordenação da SEMC. Destacou a necessidade da união e de organização para a realização de eventos que fortaleçam as diversas modalidades esportivas, para isso sugeriu maior participação da Liga Esportiva, instituição que deve ter representantes das associações e clubes esportistas de Santarém.
Outra questão enfatizada pelo secretário foi a necessidade de cuidar dos espaços públicos como quadras e campos de futebol de bairros, lugares que devem servir de referência ao esporte e não devem ser de responsabilidade apenas do Poder Público Municipal. “Se não nos prepararmos, outros vão chegar e tomar os nossos espaços”, concluiu o Luís Alberto, enfatizando a união das diversas modalidades.
Para o esportista Tiago Amorim, referência no futebol, falta investimento nas equipes de base. “Não se descobre mais talentos na região, os clubes se profissionalizaram e esqueceram do futebol amador, das equipes de base”, explicou Amorim. Para reverter este quadro, o esportista sugeriu a qualificação de profissionais para trabalhar nas equipes de base. “Para que as equipes nos bairros evoluam é preciso que todos se qualifiquem, para assim descobrir e formar novos atletas profissionais”.
O professor de Educação Física e Desportista Tio Lalá enfatizou que esta é a hora de levantar a discussão, fortalecimento do esporte, usou como exemplo o fato de termos três equipes profissionais disputando o campeonato estadual, mas nenhuma delas tem apresentado bons resultados. “Antigamente a gente exportava jogadores, tínhamos atletas, isso mudou depois que passamos a discriminar os atletas de base, e apostar apenas em jogadores de fora”, ponderou Tio Lalá. Sugeriu também, o fortalecimento da liga esportiva, e a captação de recursos que devem ser investidos em equipes de base e construção de lugares adequados para a prática de esporte.
Para o vereador Tadeu Cunha o esporte não pode ter bandeira partidária. Destacou que é necessária a união de clubes e de coordenadores de campeonatos de todas as modalidades esportivas para que haja um resgate das equipes de base e do esporte amador, não só no futebol.
Paulo Gasolina destacou que esta é a segunda reunião sobre o fortalecimento do esporte em Santarém. E que, além da união das modalidades esportivas, é necessário também ter mais que um núcleo de esporte, para colocar em prática todas as sugestões apontadas. “Precisamos criar uma secretaria e trazer para cá recursos, para que possa apoiar o pessoal de base, não se chega ao profissional, sem investir na base”, conclui.
Assessoria do Vereador