terça-feira, 30 de abril de 2019

Baleia encontrada na Noruega pode ser 'espiã' russa. Entenda o caso!

Uma baleia da espécie beluga foi encontrada na Noruega utilizando uma espécie de "coleira" de identificação russa. Suspeita-se de que ela tenha sido treinada pelo governo da Rússia como arma militar.
Segundo a agência Associated Press, a coleira, já foi removida do animal e estava com a frase "Equipamento de São Petersburgo" escrita. Nela ainda havia um espaço para uma câmera para ser acoplada.
“Se essa baleia vem da Rússia - e temos grande razão para acreditar nisso — então não são os cientistas russos, mas sim a Marinha Russa a responsável por isso”, afirmou Martin Biuw, do Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega.
Em entrevista à rede norte-americana CNN, o biólogo marinho Jorgen Ree Wiig acredita que a baleia veio da região de Murmansk, na Rússia. Ainda de acordo com o biólogo, a Marinha da Rússia é conhecida por usar belugas em operações militares como guardar bases navais, ajudar mergulhadores e encontrar equipamentos perdidos.
Para o pesquisador de mamíferos marinhos do Institute of Marine Research da Noruega, Martin Biuw, não tem duvidas que ela tenha sido treinada para espionar territórios inimigos. Após analisar o vídeo do animal, ele afirmou: “é claro que a baleia está procurando pelo barco. Ela está tirando sua cabeça para fora da água e abrindo a boca, o que sugere que ela está esperando para ser alimentada com peixe como recompensa”.


(Com informações da revista Galileu)