O pedido foi protocolado pelo vereador Alaércio Cardoso (PRP). 
O líder do PRP usou a tribuna da Casa de Leis, para repercutir uma Reunião Técnica que tratou sobre os “abusos” cometidos pela concessionária de energia Celpa Equatorial. A reunião aconteceu em Belém e tiveram como participantes: Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, além dos ministérios públicos Federal e Estadual.
Em 2018, foram feitas 17 mil reclamações contra a Celpa em todo o Estado e 10 mil foram ajuizadas, em que a justiça não terá condições de julgar todas em tempo hábil. “Protocolo nessa tarde, um pedido de CPI contra as cobranças abusivas da Celpa e peço a ajuda de todos os meus pares para assinarem o requerimento, esta Casa tem o dever de se posicionar e acompanhar essa luta”, disse o autor do requerimento Alaércio Cardoso.
Como encaminhamento foi ajuizada algumas ações contra a Celpa por práticas abusiva dentro do Estado do Pará. “Até que enfim esses órgãos se uniram e tiveram a coragem de fazer isso, foram ajuizadas ações contra a Celpa e também contra a ANEEL, esperamos avanço com essa CPI”, falou Cardoso.
A concessionária de energia que abastece o Pará, Celpa, vem cobrando de acordo com suas perdas, um exemplo são as multas por desvio de energia e sem o controle de ninguém, ficando a critério próprio da concessionária de fazer as cobranças. Um exemplo, se a Celpa calcula um prejuízo de 200 milhões de reais ela mesma chega e apresenta os cálculos para a ANEEL e ela autoriza a ser cobrado o valor nas tarifas da população. “Isso está errado e precisamos fazer algo contra, não é possível pagar por desvios entre outras coisas, cheguei a ver cobrando tarifas duplicadas e isso está provado”, finalizou Alaércio.
Por Fernanda Rabelo- Assessora de Imprensa do vereador Alaércio Cardoso