Na tarde da terça-feira (09/04), acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Pará foram recebidos na Câmara Municipal de Santarém. Eles chegaram antes da sessão e puderam conhecer os setores da estrutura da Casa.
Os alunos cumpriram atividade extraclasse como parte da disciplina Políticas Públicas da Educação Física e do Esporte e Lazer, ministrada pelo professor Jone Oliveira, que acompanhou a visita. “Esse momento já estava programado dentro da disciplina com o principal intuito de aproximar os nossos acadêmicos do curso de Educação Física do Poder Legislativo. Mostrar para eles que é justamente nesta Casa que toda a legislação que rege o nosso município, e também, inclusive, as voltadas para a área do esporte, do lazer e da Educação Física, são decididas”, ressaltou o docente, informando ainda que os alunos deverão sugerir aos vereadores políticas públicas relacionadas ao desporto do município.
Para o acadêmico Paulo Victor Aguiar, de 20 anos de idade, é uma satisfação tomar conhecimento de que a população tem o direito de visitar e participar do Poder Legislativo Municipal, “porque a grande maioria da população não sabe que tem esse direito de comparecer, de prestigiar esse pleito”.  O professor em formação destacou ainda a importância de “estar por dentro do que está acontecendo porque é aqui que se passa a elaboração de leis, a discussão de assuntos que vão afetar a vida de todo mundo”.
Wesley Sousa, 21 anos, complementou as palavras do colega e acrescentou apontando também para o fator da legislação que rege a Educação enquanto política pública. “Nós, como futuros educadores, temos a grande satisfação de estar acompanhando este momento. Dentro desse contexto, nós, enquanto futuros profissionais, podemos saber como, onde e de que forma atuar, e estaremos respaldados pelas leis que nos regem”.
O presidente em exercício da Câmara Valdir Matias Jr. (PV) considerou “excelente a inciativa da UEPA em trazer ao Poder Legislativo os alunos para uma aula prática”.
 Professora, a vereadora Maria José Maia (DEM) enfatizou que, em 2019, o tema da Campanha da Fraternidade, organizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, portanto, segundo ela, bem dentro do contexto da visita dos alunos da UEPA.
A parlamentar indicou a importância de outras instituições proporcionarem ações dessa natureza. “Quiçá todos os alunos pudessem ter a oportunidade de vir a esta Casa e ver como é o desenvolvimento das atividades aqui, onde temos a oportunidade de discutir problemas relativos a políticas públicas. Que outras iniciativas, outros professores possam disponibilizar esse tempo para conhecer como se faz o trabalho de legislar nessa cidade”, ressaltou Maria José, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara de Santarém.
Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA