quarta-feira, 10 de abril de 2019

Cerest lança Campanha Abril Verde de prevenção e combate aos acidentes de trabalho em Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Baixo Amazonas) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta terça-feira (9), no auditório do Cerest em Santarém, o lançamento da Campanha "Abril Verde" que faz alusão a data de 28 de abril, quando se comemora o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, regulamentado pela Lei nº 11.121/2005.
O "Abril Verde" é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A finalidade é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes. E para marcar essa luta e fazer parte desse movimento, no mês de abril a equipe técnica do Cerest irá desenvolver diversas atividades educativas, que farão alusão ao "Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho" e ao "Movimento Abril Verde".
Segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial no que diz respeito aos acidentes de trabalho. A cada 48 segundos ocorre um acidente e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho no país. No Pará, foram cerca de 30 mil acidentes de trabalho entre os anos de 2012 a 2017, uma média de 6 mil casos por ano.
Os dados foram apresentados durante o lançamento da campanha "Abril Verde", pelo coordenador local do Cerest, Nilton Santos. Em Santarém, segundo ele, de 2013 a 2017, foram registrados 540 acidentes graves de trabalho e 19 acidentes fatais envolvendo trabalhadores. As categorias que mais se acidentaram neste período foram os motociclistas, ou seja, pessoas que trabalham pilotando motocicletas (11 acidentados), pedreiros (6 acidentados), marceneiros (5 acidentados) e carpinteiros (4 acidentados). "Apesar desses números serem altos, eles não refletem a realidade, pois a subnotificação tem criado uma série de problemas, comprometendo a exatidão dos indicadores", salienta o coordenador do Cerest em Santarém.
Ainda segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), na área de abrangência do Cerest, que envolve Santarém e todo o Baixo Amazonas, entre os anos de 2015 a 2018, foram notificados 698 acidentes graves de trabalho. "O Cerest atua diariamente visando reduzir esses índices, buscando garantir o bem-estar dos trabalhadores através de ações que promovem a prevenção e a vigilância nos ambientes de trabalho", garantiu Nilton Santos.
A campanha prossegue até o dia 26 de abril, com palestras educativas, oficinas de capacitação, blitz educativa dentre outras atividades em diversas empresas santarenas, chamando a atenção de todos para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais.
Confira a programação:
Data: 09/04/2019
Local: Auditório do Cerest em Santarém
Horário: 9h
Atividade: Lançamento da Campanha "Abril Verde"
Data: 16/04/2019
Local: Escola Estadual Madre Imaculada
Horário: 8h
Atividade: Oficina de capacitação em saúde vocal para os professores
Data: 22/04/2019
Local: Obra em andamento edifício Unique (empresa R.Branco Engenharia), localizada na Av. Ismael Araújo, n° 74, Bairro Jardim Santarém
Horário: 7h
Atividade: inspeção, orientação aos trabalhadores, palestras educativas
Data: 23/04/2019
Local: Obra em andamento Residencial Alvorada (empresa R Branco Engenharia), localizada na Tv. Resistência, n° 1206, Bairro Alvorada
Horário: 7h
Atividade: inspeção, orientação aos trabalhadores, palestras educativas
Data: 24/04/2019
Local: Algimi Florestal - Rod. Santarém Curuá-Una, bairro Urumari (antiga Cemex)
Horário: 9h
Atividade: inspeção
Horário: 14h
Atividade: palestras educativas de orientação aos trabalhadores da empresa
Data: 26/04/2019
Local: Orla da Cidade
Horário: 18h
Atividade: Blitz Educativa com distribuição de material informativo, adesivagem e participação do mascote do Cerest - o Cerestinho
Dayse Lima Agência Santarém