quinta-feira, 25 de abril de 2019

SEMAP: Prefeitura assina ordem de serviço para implantação de abastecimento de água na zona rural

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) realizou na manhã da quarta-feira (24) a assinatura da Ordem de Serviço para implantação do Sistema de Abastecimento de Água Potável que beneficiará a Comunidade Patos do Ituquí. A assinatura ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam) e contou com a presença do prefeito de Santarém Nélio Aguiar, vice-prefeito José Maria Tapajós, Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, responsável pela empresa contratada, além de técnicos da Semap.
O serviço será executado pela empresa vencedora da licitação, Terra Construções e Serviços Ltda - ME e o prazo para a execução é de 120 dias. Na obra serão investidos R$ 319.650,71 (Trezentos e dezenove mil seiscentos e cinquenta reais e setenta e um centavos), fruto de uma parceria entre Prefeitura de Santarém por meio da Semap e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O empreendimento beneficiará 68 famílias, cerca de 355 pessoas.
O acesso a água é um direito fundamental de todo ser humano. Nesse sentido, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semap, tem ouvido as demandas das localidades mais distantes nas regiões de terra firme, planalto e várzea e buscando soluções. "Com essa obra, vamos resolver os problemas que há muito tempo essas pessoas vivenciam. Esse projeto beneficiará os habitantes, contribuindo de forma direta para a diminuição das doenças veiculadas pela água. Estaremos trabalhando para beneficiar o máximo de locais possíveis, porque levar água de qualidade é ter a certeza que vamos melhor a saúde dos nossos moradores", ponderou o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
Os moradores de Patos do Ituqui ainda usufruem de poços rasos (poços caseiros) existentes no local e da água do rio Ituquí, ou seja, sem o acesso à água de qualidade. Portanto, a implantação do sistema de abastecimento de água potável na comunidade melhorará os aspectos ambientais e de saneamento básico, e principalmente, contribuirá para as condições de saúde e nutrição dos habitantes. Deste modo, trata-se de um investimento na área social da mais alta importância.
"Enquanto município nos sentimos felizes em dar continuidade ao projeto que é levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes através da implantação de microssistemas. Vale ressaltar que outras solicitações e demandas estão sendo elaboradas para que possamos continuar beneficiando os moradores de outras localidades com água potável", disse o titular da Semap, Bruno Costa.
Luan Rodrigues Agência Santarém