quinta-feira, 11 de abril de 2019

SEMTRAS - Secretária de Assistência Social participa de primeira reunião de 2019 do Coegemas e da CIB em Belém


Encontro reuniu secretária Celsa Brito e demais representantes A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito participou na segunda-feira (08), da primeira reunião de 2019 do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) na capital do estado. O colegiado visa cumprir a missão institucional e atende a demanda imediata de gestores municipais.
Secretária Celsa Brito, Inocêncio Gasparin e presidente do Coegemas Juliene NobreDe acordo com a secretária, entre vários assuntos importantes, foi tratado sobre o Encontro Nacional do Colegiado que será realizado em Belém no mês de agosto nos dias 7, 8 e 9 e que devido à realização desse encontro a diretoria do Coegemas foi mantida por aclamação até a realização do evento. "Santarém faz parte desse grupo de gestores, devido a continuidade do trabalho das pautas já discutidas em colegiado. Foi importante essa decisão para que a composição possa estar a frente da realização desse importante evento. Só após a realização haverá a eleição para a nova composição do colegiado."

Reunião da CIBCelsa também informou que na tarde de terça-feira (09) participou da reunião que buscou a atualização de informações das pautas da Comissão Intergestora Bi-partite (CIB) sob o comando do presidente Inocêncio Gasparim que é secretário Estadual de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster). A reunião contou com gestores de mais de trinta municípios. Entre eles as Associações dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut) e Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (Coimp).
O Coegemas-Pará visa cumprir a missão institucional e atende a demanda imediata de gestores municipais.
Secretária Celsa Brito, secretário adjunto e diretoria CoegemasA Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB), instituída pela Portaria Nº 0849 de 1° de junho de 1999, da Secretaria Executiva de Trabalho e Promoção Social (Seteps), é uma instância colegiada de negociação, pactuação e consenso entre os representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e gestores municipais de assistência social. Tem como objetivo viabilizar a implementação da Política Nacional de Assistência Social/PNAS, quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas), a fim de qualificá-la para que possa ofertar ou referenciar serviços de qualidade ao usuário no âmbito do Estado. Possui particularidades diferenciadas dos conselhos e não substitui o papel do gestor.
A CIB é constituída por representantes indicados pelo órgão gestor estadual da Política de Assistência Social e por gestores municipais indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) – observando os níveis de gestão no Suas, a representação regional e o porte dos municípios de acordo com o que estabelece a PNAS.
Geisa de Oliveira Agência Santarém