quinta-feira, 2 de maio de 2019

Criança picada por cobra surucucu é resgatada pela Capitania Fluvial de Santarém

Após o pedido de apoio realizado por meio de telefonema de um enfermeiro da Casai, Órgão responsável pela saúde indígena na região, uma equipe de busca e salvamento (SAR) da CFS deslocou-se para atender o pedido de socorro, juntamente com socorristas do SAMU, a bordo da lancha Tucunaré II.
Durante o translado do paciente, à 01h da manhã, houve condições adversas de tempo, como forte chuva e marolas, ensejando a necessidade de abarrancar em local abrigado e seguro, na ponta de Cajutuba, até que as condições do tempo se tornassem favoráveis para prosseguir viagem. Procedimento mais adequado e recomendado para os que se encontram nesta condição de navegabilidade, principalmente em embarcações miúdas, como lanchas e as denominadas “bajaras”.
O resgate foi efetuado com sucesso e a família foi conduzida até a Praça Tiradentes, na Orla Fluvial de Santarém, quando por volta da 3h15, foi colocada em uma ambulância para atendimento no Hospital Municipal de Santarém (HMS).
A Marinha do Brasil ressalta a importância da população participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.
A Capitania Fluvial de Santarém possui uma base de Inspeção durante 24 horas e qualquer informação que afete a segurança da navegação deve ser passada para nós, por meio dos telefones (3522-2870). Existe também o telefone 185, para emergências marítimas/fluviais.
Fonte: RG 15/O Impacto, com informações da Marinha