segunda-feira, 6 de maio de 2019

Visitadores do programa Criança Feliz participam de oficina de bonecas de lã

A tarde de sexta-feira (03), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari, passou rápido para os visitadores do programa Criança Feliz que tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar bonecas de lã.
Com lã, cabeças de bonecas e fitilhos os visitadores do programa prestaram bastante atenção na orientadora Maristela Régio que repassou o seu conhecimento. "Foi uma excelente oportunidade, pois sempre vale a pena contribuir para o aperfeiçoamento. Como diz Paulo Freire: Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender", observou Maristela.
De acordo com a supervisora do Programa Criança Feliz de abrangência do Cras Urumari Brena de Souza Ferreira, 10 visitadores participaram da oficina que objetivou aprimorar as atividades laborais dos participantes do programa para que eles possam produzir as bonecas para o público inserido.
A visitadora do Programa, Ciderli Campos, contou como foi participar de mais essa atividade. "Desde que iniciei no programa vim com muita expectativa de aprender. No início foi tudo bem difícil e era complicado, mas hoje a orientadora Maristela repassou com bastante clareza a forma de confeccionar a boneca de lã. E foi muito gratificante estar aqui com todos nessa tarde", destacou a visitadora.
Em Santarém, existem 4 equipes divididas em quatro núcleos que trabalham com quatro Cras: Urumari, São José Operário, Santarenzinho e Nova República. Em cada Cras existe uma supervisora que comanda de 14 a 15 visitadores.
O que é o Programa Criança Feliz?
É uma iniciativa do Governo Federal instituído pelo decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, tem como marco legal a Primeira Infância (PI) (Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016).
Nos termos da Lei nº 13.257/2016, considera PI o período que abrange os seis primeiros anos completos, no ECA (Lei 8.069/1990) está prevista a proteção integral com a oferta de diversas políticas que garantem os direitos da criança e adolescente, no qual a PI está incluída. Em 2016 com aprovação do marco legal da PI, teve a inclusão e modificação no ECA.
Tem por finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças desde a fase gestacional, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação, com articulação intersetorial entre as áreas de Assistência Social, Cultura, Educação, Justiça e Saúde.
Público alvo do PCF:
• Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
• Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias.
• Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.
Geisa de Oliveira Agência Santarém