quarta-feira, 5 de junho de 2019

BLOQUEIO E FOGO NA BR/230

Em Uruará, trabalhadores do setor madeireiro bloqueiam rod. Transamazônica

O protesto começou na manhã de terça-feira(4). Com pedaços de madeira, e pneus, os manifestantes fecharam as duas entradas da cidade, impedindo que os veículos que trafegam pela rodovia seguissem viagem. Cortada pela BR 230, a cidade de Uruará é alvo de uma operação de combate ao desmatamento ilegal realizada pelo Ibama, e há duas semanas está com o setor madeireiro com as atividades suspensas. A paralisação compulsória vinha causando críticas a ação do instituto, que em duas semanas de fiscalização já apreendeu mais de 2 mil m³ de madeira extraída de forma ilegal da floresta.
Os manifestantes alegam que estão sendo perseguidos pela operação, e pedem que mesmo com a ação na cidade, as serrarias possam funcionar. Segundo eles, cerca de dois mil trabalhadores estariam sendo diretamente afetados, o que pode causar um colapso econômico na cidade que já enfrenta forte recessão há alguns anos. Até agora o Ibama não comentou o protesto. Os agentes estão em campo com apoio de homens da Força Nacional, e policiais  militares que atuam na região.
A ação é uma resposta a crescente onda de desmatamento na região. Desde janeiro, o Pará vem se destacando na lista dos estados que mais desmatam em 2019, e representa 37% de toda a área explorada. Parte significativa dessa exploração irregular se concentra nas áreas de proteção do Xingu. Segundo o IMAZON, nem mesmo as áreas indígenas têm resistido a invasão em busca de madeira nobre, e na região de Uruará, a Terra Indígena Arara é a mais afetada.