segunda-feira, 3 de junho de 2019

Santarém registra morte de criança pelo vírus da gripe H1N1

Fazem parte do grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), idosos (pessoas com mais de 60 anos), profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas (diabetes, asma, artrite reumatoide, doença de Crohn e outros males duradouros que sobem o risco de complicações, etc.), indivíduos imunossuprimidos (pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores do HIV), portadores de trissomias (síndromes de Down e de Klinefelter), pessoas privadas de liberdade, adolescentes internados em instituições socioeducativas e funcionários do sistema prisional, policiais civis e militares, policiais rodoviários, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
De acordo com os dados da Divisa, já foram vacinados até o momento 66.214 pessoas, um total de 71,43% da meta que é vacinar 92.693 pessoas até esta sexta-feira, dia 31 de maio, último dia da campanha nacional.
Segundo a coordenadora da campanha em Santarém, enfermeira Edna Gadelha, a imunização continua baixa especialmente entre as gestantes e as crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos de idade. Ela disse que a campanha nacional não será prorrogada e todas as UBSs do município estão abastecidas com doses da vacina para atender o grupo prioritário. “Já tivemos casos confirmados da doença em Santarém, inclusive com morte. Temos outros casos suspeitos da doença, dentre elas uma criança de 3 anos de idade que morreu na última semana e cujo exame foi enviado para Belém para ser analisado. Infelizmente as pessoas não estão procurando se imunizar e estamos muito abaixo da meta de vacinação e do que nós esperávamos para essa campanha”, afirma.
SUSPEITAS DE CASOS: Atualmente, existem 3 casos suspeitos de gripe influenza A/H1N1 em Santarém e que estão sendo investigados através de exames que foram enviados para Belém. Porém, na quarta-feira, dia 29, a Sespa confirmou a morte de uma criança de 3 anos, moradora do bairro Uruará, pelo vírus do H1N1. Segundo informações, a criança faleceu no último dia 22 de maio. A Semsa informou que há mais duas crianças que estão em tratamento em Santarém, com suspeita dessa doença; uma de 11 anos, da cidade de Placas, mas que se encontra em tratamento em Santarém; e outra de 6 meses, da comunidade de Arapixuna.
Além desses que estão em análise aguardando confirmação, Santarém já contabilizou 3 casos confirmados da doença, sendo um homem da cidade de Itaituba, que morreu em decorrência da doença; uma mulher, da cidade de Faro, que passou por tratamento e teve alta; e um idoso de 90 anos de Santarém que fez o tratamento e passa bem.
Edna ressalta que é importante que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário procurem se vacinar, para evitar casos graves que levem a óbito ou ainda um possível surto da doença como aconteceu em Manaus (AM).
COMO SE VACINAR: Hoje, sexta-feira, dia 31, é o último dia para que as pessoas se imunizem. Para isso, basta que procurem uma Unidade de Saúde com o cartão de vacina para serem vacinadas. No entanto, caso não possuam o cartão, os atendentes emitirão um comprovante da vacina.
“Não queremos alarmar a população, porém a preocupação com a gripe H1N1 é grande no município, pois tem muita gente apresentando quadro de gripe ou resfriado procurando atendimento nas UBSs. Nesses casos, os médicos e enfermeiros já encaminham essas pessoas para um tratamento mais contundente, para erradicar o risco de morte”, finalizou a coordenadora da campanha em Santarém.
CAMPANHA CONTRA O SARAMPO: A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) já está se preparando para mais uma campanha de vacinação contra o sarampo. O Ministério da Saúde enviou comunicado à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA) que, por sua vez, já comunicou à Semsa sobre a nova campanha que começa no dia 10 de junho e prossegue até o dia 12 de julho, sendo o “Dia D” no dia 29 de junho em Santarém. O público alvo da campanha são pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos de idade. A meta desta campanha será vacinar 84 mil pessoas dentro dessa faixa etária.
Essa foi uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população alvo contra o sarampo, considerando as baixas coberturas e a situação epidemiológica local. Desde junho de 2018 até fevereiro de 2019, foram notificados em Santarém 119 ocorrências de possíveis casos da doença, sendo que 42 deles deram positivos. O último caso de sarampo registrado em Santarém ocorreu em fevereiro deste ano. De lá pra cá, a Divisa não notificou mais nenhum caso da doença em Santarém. A campanha vai disponibilizar à população santarena a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Segundo o Ministério da Saúde, é necessário tomar as duas doses da vacina a partir de um ano de idade para estar imune contra a doença.
O avanço do sarampo e o surto em alguns Estados, especialmente Roraima e Amazonas, se deu com o processo migratório de venezuelanos para o Brasil, que trouxe o vírus que circula na Venezuela. Mesmo com o alerta, o Pará não alcançou a meta de vacinação contra a doença, daí uma nova campanha para tentar aumentar a cobertura vacinal.